ONU Mulheres vai premiar empresas brasileiras por suas políticas de equidade de gênero

15 de maio, 2019

Prêmio WEPs Brasil, que está em sua terceira edição, tem inscrições abertas até 31 de maio. Companhias serão avaliadas por uma comissão técnica

(O Globo, 15/05/2019 – acesse no site de origem)

A busca por igualdade de gênero está nas escolas, na política, nas ruas e também nas empresas. Com nível educacional maior do que os homens, a participação das mulheres no mercado de trabalho é preponderante, mas a subrepresentação ainda é presente nos cargos de chefia.

De acordo com o Instituto Ethos, que mapeou as 500 maiores empresas baseadas no Brasil, o sexo feminino têm vantagem em relação aos homens entre estagiários e aprendizes, com a participação de 58,9% e 55,9%, respectivamente. A pesquisa aponta que elas perdem espaço a partir dos cargos de trainees, com 42,6%, e representam 35,5% do quadro funcional. Estão ainda menos presentes nos cargos de gerência, compondo 31,3% do efetivo, 13,6% no quadro executivo e 11% no conselho de administração. Um cenário que precisa mudar.

Para incentivar e reconhecer os esforços das empresas pelo empoderamento das mulheres e a equidade de gênero, a ONU Mulheres no Brasil com a chancela do UN Global Compact, promove o Prêmio WEPs Brasil – Empresas Empoderando Mulheres (WEPs, sigla em inglês de Women’s Empowerment Principles ). Além de valorizar as ações afirmativas das organizações, a premiação, que está com inscrições abertas até o dia 31 de maio, cria uma rede onde é possível compartilhar experiências e boas práticas no tema.

Para a gerente de projetos da ONU Mulheres no Brasil, Adriana Carvalho, a demanda das empresas pelo tema de igualdade de gênero e diversidade é crescente. A executiva ressalta que as ações têm ganhado corpo no meio corporativo, mas é essencial a definição de metas para atingir resultados efetivos.

— O primeiro passo é a intenção para a mudança. A empresa tem que ter meta e aspirar a isso. Essa jornada requer consistência, planejamento de longo prazo, dedicação de recursos e mensuração para que as medidas sejam de fato efetivas, gerando impacto na organização e seus stakeholders — comenta Adriana.

Igualdade de gênero significa bons negócios

Como parte das ações preparatórias da premiação, a ONU Mulheres realizou no Rio um encontro com representantes de negócios para trocar experiências sobre as ações no meio corporativo e apresentar os critérios de avaliação e o cronograma do WEPs Brasil (confira no final desta matéria os detalhes para participação). Em sua terceira edição no país, a iniciativa conta com 210 empresas engajadas.

Para a diretora de comunicação da Michelin, Glauce Ferman, o encontro foi uma oportunidade de conhecer as ações que estão sendo desenvolvidas por outras empresas. Além disso, a executiva acredita que o processo de inscrição é uma ferramenta de análise importante.

— O questionário é um convite para a reflexão e permite que as empresas identifiquem onde estão e para onde querem ir. Acredito muito na troca e nos exemplos que, mesmo quando pequenos, fazem a diferença — analisa Glauce.

Na última edição do WEPs Brasil, realizada em 2016, as organizações participantes do prêmio representavam 8% do PIB brasileiro. Em 84% das empresas classificadas, a diferença salarial entre homens e mulheres é menor do que 10%. Em 34% delas, a média de colaboradores do sexo feminino em cargos de gerência e alta direção varia entre 30% e 50%.

Como participar do WEPs Brasil 2019

Podem participar do prêmio pequenas, médias e grandes empresas, privadas e públicas, subsidiárias de multinacionais e/ou suas filiais no Brasil. A inscrição é realizada no site ( www.premiowepsbrasil.org ) e consiste no preenchimento de um questionário elaborado de acordo com os preceitos dos Princípios para Empoderamento das Mulheres (WEPs). O formulário possui especificidade de acordo com o porte da instituição, baseado em seu faturamento do ano anterior.

É realizado um cadastro e preenchimento do questionário de autoavaliação. A empresa interessada submete o documento à análise de regularidade fiscal. As respostas são avaliadas por uma comissão técnica e os participantes selecionados são submetidos a uma segunda etapa que consiste em uma visita à empresa.

Após a visita é anunciada a nova classificação e os selecionados vão para a etapa final: uma cerimônia de premiação que condecora as empresas nas categorias ouro, prata, bronze e menções honrosas.

As empresas podem interromper o processo de inscrição a qualquer momento, pois o sistema salva automaticamente os dados informados. O sistema ficará disponível para preenchimento e alterações até a data prevista para o encerramento do período de inscrições.

Karen Garcia, estagiária sob supervisão de Renata Izaal

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas