Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública começa nesta quarta-feira em João Pessoa

31 de julho, 2019

Encontro realiza a 13ª edição no Centro de Convenções e visa debate de estratégias para redução do crime, da violência e do medo no país.

(G1 PB, 31/07/2019 – acesse no site de origem)

Começa nesta quarta-feira (31) no Centro de Convenções de João Pessoa, o 13º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). O evento, que segue até a sexta-feira (2), reúne gestores públicos, policiais, integrantes do sistema judicial, sociedade civil e acadêmica e visa o debate de estratégias em busca da redução do crime, da violência e do medo no país.

A solenidade de abertura acontece a partir das 19h30, no auditório do Centro de Convenções e entre as pessoas convidadas para a cerimônia está a procuradora-geral da República Raquel Dodge. As inscrições para mesas e palestras estão esgotadas.

Em 2019, o encontro tem como destaque as temáticas relacionadas com a estruturação do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), a construção de articulação, integração e coordenação entre as diferentes instituições públicas do sistema e a seleção de prioridades e temas estratégicos para que o debate e as ações de segurança pública avancem na redução da criminalidade.

De acordo com Renato Sérgio de Lima, diretor-presidente do FBSP, o evento é uma oportunidade de discutir questões relacionadas à segurança pública que têm impacto na vida do cidadão comum.

“Além de temas como o combate à violência contra a mulher e o enfrentamento à violência, também queremos aprofundar o debate sobre o SUSP, que finalmente saiu do papel no ano passado, mas que ainda depende de uma série de medidas para sua definitiva implantação no País”, diz Renato.

Durante os três dias, 127 especialistas de áreas diversas vão participar de 27 atividades, como workshops, mesas de discussão, palestras e conferências.

Entre os destaques da programação, estão o professor Lawrence Sherman, diretor do Centro Jerry Lee de Criminologia Experimental da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, fundador do conceito de policiamento baseado em evidências. Em uma conferência pela internet, ele vai falar sobre o desenvolvimento das polícias como condição para o desenvolvimento de uma nação.

Outro convidado internacional do encontro é o professor de ciência política da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, Benjamin Lessing. Estudioso da área de conflitos criminais, Lessing também dirige o projeto de Governança Criminal na América Latina, gerando estimativas do número de pessoas que vivem sob o domínio de gangues. Ele vai participar de um debate sobre os desafios do controle do crime na América Latina, com foco nos direitos humanos, na segurança pública e na política de drogas.

O general Gustavo A. Moreno Maldonado, subdiretor da Polícia Nacional da Colômbia também está na programação, com uma palestra sobre estratégias contra o crime organizado, narcotráfico e economias ilegais. Maldonado tem 36 anos de serviço na área de inteligência e enfrentamento aos cartéis de droga na Colômbia.

Sobre o FBSP

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública foi constituído em março de 2006 como uma organização não-governamental, apartidária, e sem fins lucrativos, cujo objetivo é construir um ambiente de referência e cooperação técnica na área de atividade policial e na gestão de segurança pública em todo o País.

Composto por profissionais de diversos segmentos (policiais, peritos, guardas municipais, operadores do sistema de justiça criminal, pesquisadores acadêmicos e representantes da sociedade civil), o FBSP tem por foco o aprimoramento técnico da atividade policial e da governança democrática da segurança pública. O FBSP faz uma aposta radical na transparência e na aproximação entre segmentos enquanto ferramentas de prestação de contas e de modernização da segurança pública.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas