25/11/2011 – Manifestações e ações pelo fim da violência contra as mulheres

25 de novembro, 2011

marchaxvcm300_andersonbarbosa_ae(O Estado de S.Paulo/R7/iG/blog Rio/Agora) Manifestações em todo o país marcaram as celebrações pelo Dia Internacional pela Não-Violência Contra as Mulheres. Além de passeatas e lançamentos de campanhas, foram registradas também algumas ações do Executivo e do Judiciário para prevenir e punir a violência de gênero.

Um grupo de feministas fazia, na tarde desta sexta-feira (25), uma marcha em razão do Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, celebrado nesta sexta-feira (25). O ato foi feito em vias do centro de São Paulo. – Mulheres fazem marcha contra a violência no centro de São Paulo (R7 Notícias – 25/11/2011)

manifestacao25novecausp260_aeMulheres tiram a blusa em protesto organizado pela Frente Feminista da USP, em frente à Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo no Dia de Combate à Violência contra a Mulher. – Sem sutiã, mulheres protestam na USP contra violência doméstica (iG – 25/11/2011)

Uma mobilização para conscientizar a comunidade e incentivar a denúncia de casos de violência marcou o Dia Internacional de Não-Violência Contra a Mulher na cidade de Rio Grande (RS). Durante a mobilização, foram distribuídos folhetos informativos com a Lei Maria da Penha e recolhidas assinaturas para a criação de uma secretaria de políticas públicas para mulheres em Rio Grande. – Pelo fim da violência contra a mulher (Agora – 25/11/2011)

“Uma mobilização no Largo da Carioca marcará as celebrações dos 30 anos do Dia Internacional de Luta pela Não Violência contra as Mulheres e os 20 anos dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. Das 9h ao meio-dia desta sexta-feira, acontece por lá a “Quem ama abraça”,  campanha que também será realizada em Porto Alegre, Vitória, Natal e Belém, coordenada pela Rede de Desenvolvimento Humano (Redeh) em parceria com o Instituto Magna Mater.” – Quem ama abraça no Largo da Carioca (Blog Rio-O Globo – 25/11/2011)

Ações pelo fim da violência contra as mulheres
“Na semana das comemorações do Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, São Paulo ganhou mais cinco varas especializadas nos casos da Lei Maria da Penha. Agora, a cidade está equipada com sete juizados, distribuídos nas quatro regiões da capital.” – 25/11/2011 – SP ganha mais 5 Varas de Violência Doméstica

“Para simbolizar uma atitude firme no Dia Internacional de Não-Violência Contra a Mulher, a Polícia Civil [do Rio de Janeiro] realizou uma grande operação para cumprir aproximadamente 40 mandados de prisão contra agressores. A ação foi batizada como “Operação Melhor Sem Ele. (…) As buscas mobilizaram todas as Deams.” – Polícia faz operação ‘Melhor sem ele’, no combate à violência contra a mulher (Jornal do Brasil – 25/11/2011)

“Nesta sexta-feira, dia internacional da não-violência contra a mulher, o Disque-Denúncia lançou uma campanha para receber informações sobre seis homens procurados por cometer estupros e/ou assassinar suas companheiras.” – Procuram-se criminosos que cometem crimes contra mulheres (Blog Rio-O Globo – 25/11/2011)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas