Lady Gaga, Ariana Grande e Lizzo aderem a campanha por aborto livre e seguro

28 de agosto, 2019

Objetivo é aumentar a conscientização sobre as restrições ao aborto nos EUA. Participam do movimento mais de 140 artistas, como Miley Cyrus e Demi Lovato

(O Globo, 28/08/2019 – acesse no site de origem)

As cantoras Lady Gaga, Ariana Grande e Lizzo se juntaram à campanha “Bans off my body” (Proibições longe do meu corpo, em tradução livre), da Planned Parenthood — uma organização americana que fornececuidados de saúde reprodutiva no mundo todo. O objetivo é aumentar a conscientização sobre as restrições ao aborto nos Estados Unidos e reforçar a campanha durante festivais de música por meio dos artistas.

Cerca de 140 músicos participam da campanha, entre eles Nicki Minaj, Miley Cyrus, Demi Lovato, Dua LIpa, Billie Eilish, HAIM, John Legend, Bon Iver, Beck, Kacey, Musgraves, Hayley Kiyoko e Sleater-Kinney.

No último ano, leis restritivas contra o aborto foram aprovadas em vários estados dos Estados Unidos. Em maio, o Alabama aprovou uma lei queproíbe o aborto até em casos de incesto e estupro . As exceções são muito limitadas, como os casos de gravidez ectópica — quando a gestação ocorre fora do útero.

No vídeo de divulgação da campanha (assista abaixo), várias mulheres aparecem falando frases como “Este é o meu corpo. [São] Minhas decisões. Quando possuímos nossos corpos, somos poderosas, somos livres”, afirma uma das mulheres.

“Não vamos tolerar este ataque à nossa saúde e aos nossos direitos. Isso significa acesso ao aborto legal e seguro. Agora é a hora de nos unirmos”, destaca outra mulher.

Segundo Alexis McGill, presidente da Planned Parenthood, o acesso ao aborto, à saúde e aos direitos reprodutivos “estão sendo atacados como nunca antes e precisamos de todos para revidar”.

— Essas proibições não representam a vontade do povo americano, e é por isso que tantas vozes poderosas e diversas estão falando contra elas. A Planned Parenthood é grata a esses artistas por usarem suas incríveis plataformas para declarar que nossos corpos são nossos, e que, se não forem, nunca poderemos ser verdadeiramente livres ou iguais.

De acordo com o Serviço Britânico de Consultoria sobre Gravidez, uma em cada três mulheres no Reino Unido fará um aborto até os 45 anos de idade.

No Brasil, de acordo com a Pesquisa Nacional do Aborto (PNA), realizada pelo Instituto Anis, de Brasília, uma em cada cinco mulheres de até 40 anos no país já fizeram aborto.

Veja aqui a lista completa de artistas participantes e siga a hashtag #BansOffMyBody nas redes sociais.

Por Joanna Whitehead

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas