02/12/2011 – Pesquisa: três em dez mulheres já foram agredidas

02 de dezembro, 2011

(DCI) Três em cada dez mulheres atendidas na rede municipal de saúde já sofreram agressão física ou psicológica por parte de seus parceiros pelo menos uma vez na vida. É o que revela pesquisa do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto.

O estudo ouviu 504 mulheres consultadas em 2010 por clínicos gerais e ginecologistas nas cinco distritais de saúde do município de Ribeirão Preto. Desse total, 34,5% declararam que já tinham sido agredidas, de forma física ou psicológica, ao menos uma vez na vida.

“Isso [o número de mulheres agredidas] é muita coisa. A violência cometida contra a mulher pelo parceiro não é visível. E acontece porque as mulheres têm dificuldade de falar sobre isso, assim como os profissionais da saúde”, afirmou a coordenadora da pesquisa, Elisabeth Meloni VieiraVieira.

O objetivo do estudo, que foi entregue à Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto, é nortear políticas públicas de enfrentamento à violência contra as mulheres e de apoio às pacientes que são agredidas em casa, além de apresentar propostas para preparar melhor os profissionais de saúde que lidam com essas mulheres. 

Leia na íntegra: Pesquisa: três em dez mulheres já foram agredidas (DCI – 02/12/2011)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas