‘Por que não destinar royalties do petróleo à igualdade de gênero?’

09 de outubro, 2019

Diretora da ONU Mulheres para Américas, Maria-Noel Vaeza defende o investimento público em políticas de equidade salarial

(O Globo, 09/10/2019 – acesse no site de origem)

SÃO PAULO — Na abertura de um fórum em São Paulo, a diretora regional da ONU Mulheres para as Américas e Caribe, Maria-Noel Vaeza, desafiou o dia cinzento: “É possível conquistar a igualdade salarial entre homens e mulheres, e é possível já”, afirmou, de roupa estampada laranja e tom elevado. Pediu energia ao público e afirmou que a inclusão das mulheres nas empresas também significa mais produtividade e bons negócios. Mas não basta apenas energia, nem a atenção de CEOs.

Em entrevista ao GLOBO, Vaeza propõe, também, a destinação de recursos de matérias-primas da região, como royalties de petróleo, gás e mineração, a projetos de igualdade nos países das Américas e do Caribe: “Todos falam que é preciso chegar à igualdade. Mas ela custa. Por isso insisto na questão fiscal”, disse.

Na conversa, Vaeza afirma que a combinação entre setor privado e vontade política é essencial para combater uma injustiça: “O feminismo moderno também tem que incluir os homens”, explicou a uruguaia, que participa do “Fórum Weps 2019: um chamado à ação pela transformação social”, organizado pela ONU Mulheres, em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a União Europeia. A seguir, os principais trechos da entrevista.

De que maneira o empoderamento feminino passa também por empoderar as empresas a agirem em prol das mulheres? E por que isso é importante?

O empoderamento significa um salto qualitativo para que, finalmente, se entenda que, sem 50% da população, o mundo não vai crescer. É preciso ajudar a mulher a acelerar sua integração à economia. E o melhor meio para isso são as empresas, que geram empregos e desenvolvimento sustentável. Elas precisam criar um ecossistema necessário para a mulher poder trabalhar. Uma licença-paternidade de dois ou três dias, por exemplo, é insuficiente para que o homem se envolva desde o nascimento do filho. E está comprovado que a criança que cresce com um pai participativo se torna muito menos violenta. Trabalhar com as empresas também é fundamental para que a mulher participe mais nas tomadas de decisões e do centro dos negócios, não só nas áreas de Recursos Humanos e Marketing, que são as gerências de áreas com maior presença feminina. As empresas precisam mudar sua cultura e romper com os estereótipos.

Qual é o tamanho desse desafio?

O desafio é enorme, mas Gandhi já dizia que é preciso começar por algo. Cada um tem sua responsabilidade. A nossa é promover a igualdade, e a das empresas é entender que, se não fizerem isso, vão ganhar cada vez menos. Por isso temos um projeto que se chama Ganhar-Ganhar, que trata de um imperativo categórico ético e moral, de dar oportunidade à metade da população. Pesquisas já mostram que a empresa mais diversa e que inclui a mulher ganha até 25% mais. É um imperativo ético, mas também uma questão de aumentar a produtividade e o mercado. Não esqueça que 85% dos consumidores são mulheres. E os millenials são muito mais conscientes ao selecionar os produtos e serviços que consomem — eles questionam se as empresas têm políticas de gênero ou ambientais. Se não têm, não compram o produto.

A maioria dos CEOs de empresas são homens. Como eles entram na discussão?

Comemoro os homens CEOs que entendem isso também como um negócio. O interesse pelo tema tem crescido em todas as regiões. Mas não só pelo negócio. Alguns acreditam nos objetivos de desenvolvimento sustentável e na igualdade. Acho que muitos homens querem fazer algo. E o feminismo moderno precisa envolvê-los. Temos que escutá-los também para solucionar os problemas.

Sempre se cobrou muita ação do setor público. O setor privado já é o próximo passo no esforço de alcançar a igualdade de gênero?

O setor público é fundamental para avançar em políticas adequadas. Se o setor público não entender a importância de um sistema de cuidados, por exemplo, a mulher não vai poder deixar seu bebê e sair para trabalhar. O mercado precisa oferecer oportunidades para isso. Não necessariamente subsídios, e sim ofertas. Para isso, o Estado precisa ter políticas de cuidados. O setor de  cuidados vai ser cada vez mais importante nas Américas. Somos um continente jovem, mas também estamos envelhecendo. E com uma participação importante de mulheres. Em países como El Salvador são 53% de mulheres, mas na região somos 51% da população. E uma população extremamente capacitada. A mulher estuda até duas vezes mais que o homem, mas encontra essa barreira salarial.

Entre declarações públicas de apoio de empresas e governos até chegar a resultados há um longo caminho. Que exemplos já vemos na região?

A Colômbia tem feito coisas interessantes, ainda mais agora com a tentativa de implementar os acordos de paz, e gerou mais de 100 provisões específicas de gênero. O Uruguai é pioneiro e estabeleceu um sistema nacional de cuidados que permite criar empregos para que a mulher saia para trabalhar. Na Argentina, há projetos que buscam equiparar licença paternidade e maternidade. Por outro lado, nenhum país da região possui, ainda, leis que obrigam as empresas a eliminar a diferença salarial entre homens e mulheres. O único país que fez isso no mundo foi a Islândia. Já no Reino Unido, os salários passaram a ser públicos. Será possível entrar nas páginas das empresas e ver quanto os funcionários ganham, o que deve gerar diálogos e dinâmicas dentro das empresas em direção a uma mudança.

Quais práticas ruins mais persistem?

Várias ainda existem. Muitas empresas se negam a conceder licença maternidade, oferecem o período mínimo, ou negociam a antecipação da volta da mulher sob ameaça de perder o emprego. Há aquelas que sequer aceitam que ela volte. Outra prática ruim, por exemplo, é não oferecer flexibilidade de horários quando a mulher tem filhos e os horários da escola não coincidem com os de trabalho. A flexibilidade permite que ela cumpra com seu papel de mãe e profissional, em horários diferentes — e isso está associado ao aumento de produtividade porque, quando tem flexibilidade, a mulher trabalha o triplo. Mas ainda não temos uma incorporação maciça da mulher no mercado, com apenas 52% das mulheres da América Latina e do Caribe participando da economia. Isso é muito pouco. Existe também a  discussão sobre redistribuição do trabalho não remunerado nas casas. A dinâmica nos lares continua sendo muito patriarcal.

Quão longe estamos de uma situação ideal? E quais seriam as possíveis soluções?

Estamos tão longe quanto menor for a vontade política. Morei na Dinamarca, em Copenhague, e aprendi muito vendo as políticas públicas de igualdade em ação. Elas dependem também do investimento fiscal. Quantos impostos estamos dispostos a pagar para financiar sistemas que nos permitam chegar à igualdade? Essa é uma questão de vontade política, para presidentes e parlamentos, mas também para a sociedade como um todo. A Dinamarca tem uma sociedade igualitária, o que custa caro, e todos concordam em pagar impostos para beneficiar-se em conjunto.

O que acontece com os royalties que nossos países recebem de petróleo, gás, mineração? Por que não exigimos que sejam destinados à igualdade? Seria maravilhoso ter impostos da igualdade, que derivam das matérias-primas. Ou imposições que tenham a ver com vícios da sociedade, como o álcool ou o tabaco. Um dos planos de ação criados a partir de Pequim (a China sediou em 1995 a Conferência Mundial sobre a Mulher, organizada pela ONU) era criar plataformas de ações de gênero, que não chegam a 0,1% dos orçamentos nacionais. Todos falam que é preciso chegar à igualdade, mas ela custa. Por isso insisto na questão fiscal. Temos tantos recursos naturais na região. É preciso que as políticas públicas realmente sejam dirigidas para que as mulheres cresçam como os homens, com as mesmas oportunidades.

Por Elisa Martins

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas