Petrix Barbosa e o assédio ‘de brincadeira’ que precisam ser eliminados do Big Brother Brasil

04 de fevereiro, 2020

É assédio muito antes do “não”. Paredão desta terça (4) pode selar destino de ginasta.

(Opinião/Redação HuffPost Brasil, 04/02/2020 – acesse no site de origem)

Desde o início da edição de 2020 do Big Brother Brasil, o ginasta Petrix Barbosa, 27, vem causando mal-estar e desconforto, em especial, às mulheres que participam do reality show ― e também às que assistem.

Acusado de assédio sexual, o comportamento de Petrix reflete a objetificação e violência com que as mulheres são tratadas diariamente no Brasil. Reproduzidas em rede nacional, as cenas podem acabar estimulando a perpetuação e normalização desse tipo de conduta pela sociedade brasileira. Por esse motivo, defendemos que Petrix seja eliminado no paredão desta terça-feira (4).

Mensagens de denúncia nas redes sociais e hashtags de indignação pedindo sua saída do programa se espalharam pela internet em pouco mais de um mês de programa, o que chamou a atenção da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) do Rio de Janeiro, que investiga o caso.

Nesta segunda-feira (3) ― enquanto Petrix já estava indicado ao paredão desta semana ― o ginasta foi intimado a prestar depoimento sobre as imagens veiculadas no programa em que teria assediado sexualmente três vezes as participantes Bianca Andrade, a “Boca Rosa”, e a cantora Flayslane Raiane.

A Polícia Civil destaca que, caso Petrix seja eliminado do programa no paredão desta terça-feira (4), ainda terá que comparecer à delegacia na data estipulada para prestar depoimento. Caso continue na casa, será levado até o local.

A primeira vez que o ginasta foi acusado de assédio no BBB 20 foi durante a primeira festa do reality. Petrix consolou e estralou as costas de Bianca Andrade, que tinha brigado com outra participante, Raffa Kalliman.

Petrix chacoalha o tronco de Bianca, que estava nitidamente alcoolizada, tocando seus seios. O ato gerou acusações nas redes sociais e as hashtags #PetrixExpulso e #PetrixAssediador ficaram entre os assuntos mais populares e também pediam um posicionamento da TV Globo sobre o caso.

Sam@avaifcsam

pra mim isso foi assédio sim e eu não quero saber a opinião de passadores de pano pic.twitter.com/L9LcaAYEml

Vídeo incorporado
Bianca foi chamada ao confessionário e, questionada pela produção, negou que tivesse se sentido assediada. Ela disse ter poucas lembranças mas que não se sentiu desconfortável. “Lembro que dancei com o Petrix. Não me causou desconforto, zero. Tenho certeza que a intenção ali [dele] foi me animar”, disse a participante. A emissora optou por não expulsar o rapaz do reality show.

A segunda acusação de assédio também envolveu Bianca. Dessa vez, o ocorrido foi logo após a eliminação de Lucas Chumbo, no domingo (2). Ao abraçar por trás a participante, Petrix reproduziu movimentos de um ato sexual.

Yan Morais 🥂@YRComenta

Petrix disfarçando e sarrando na Boca Rosa e a cara da Flayslane que é admissível 🤭

Vídeo incorporado
Já no terceiro caso, quando o rapaz esfregou suas partes íntimas na cantora Flayslane, ele foi chamado ao confessionário, e a Globo disse, durante o programa, por meio de Tiago Leifert, que o participante foi advertido.

Pouco depois, o ginasta apareceu no gramado se desculpando tanto com Bianca Andrade quanto com Flayslane por qualquer comportamento que poderia ter soado inapropriado. Elas aceitaram e refutaram a ideia de que sofreram qualquer tipo de assédio sexual por parte do atleta.

NO BACKSTAGE@nobkstg

E só piora! Petrix esfrega partes íntimas na cabeça de Flayslane e revolta internautas. A equipe da sister se pronunciou dizendo que isso é “ inadmissível”. Assista o momento! 🤦🏻‍♀️

Mas comportamentos como estes seguem um padrão. São entendidos como uma “brincadeira”, “coisa de homem”. É como se houvesse autorização para tocar o corpo das mulheres como se fosse público. Permissivo, apenas por ser um corpo de mulher. É preciso dizer não a eles mesmo que as próprias vítimas não se reconheçam como tal – ora com receio da denúncia se voltar contra elas, ora com dificuldade de entender que, sim, é assédio muito antes do “não”.

Além do caso de Petrix, a nova edição do reality tem gerado repercussão nas redes sociais devido a declarações e outros comportamentos de outros homens que integram o reality. Comentários que beiram a objetificação e táticas de conquista predatórias já vieram a público. Em outro caso apontado como assédio, o fisioterapeuta Lucas levanta a toalha de Flayslane e pergunta se ela estava pelada. “Não é da sua conta, Lucas”, respondeu a participante.

Realities #BBB20@SiteReality

Subiram a tag mas eu não vi ninguém subindo
MILITÂNCIA SELETIVA?

Vídeo incorporado
Há quem veja ironia na situação de Petrix; ele é um dos ginastas responsáveis por denunciar o técnico Fernando de Carvalho Lopes – hoje banido do esporte – por abuso sexual, em 2018. Ele foi o único que mostrou o rosto e falou com a imprensa.

“Eu não quero mais que isso aconteça. Em nenhum esporte, em nenhum lugar”, disse em reportagem do Fantástico, da TV Globo, exibida naquele ano. À época, 42 ginastas denunciaram o ex-técnico da seleção brasileira.

Mesmo apresentando uma queda significativa na audiência ao longo das décadas de exibição, o Big Brother Brasil ainda chega ao lar de milhões de brasileiros todos os anos.

Em 20 anos de programa, ele atravessa fronteiras da televisão e promove os três meses de maior audiência na internet brasileira.

É responsabilidade de um reality show com tamanha repercussão não só exaltar o respeito às mulheres, mas ressaltar que comportamentos como esses não podem ser tolerados nem normalizados.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas