Mulheres do MST lançam campanha de financiamento para 1º Encontro Nacional – 05 a 10/03/2020

12 de fevereiro, 2020

Encontro pretende reunir 3.500 mulheres sem-terra em Brasília entre os dias 5 e 10 de março

(Brasil de Fato, 12/02/2020 – acesse no site de origem)

As mulheres do Movimento das Trabalhadoras e Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) de todo o país lançam nesta quarta-feira (12) uma campanha financeira para custear o 1º Encontro Nacional de Mulheres do MST. Os eventos de lançamento acontecerão nas unidades do Armazém do Campo em Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Recife (PE), São Luis (MA) e de São Paulo (SP).

Com o lema “Mulheres Sem Terra: Semeando a Resistência, o Encontro Nacional ocorrerá entre os dias 5 e 10 de março, em Brasília (DF). Em todos os estados, as mulheres estão organizando feiras, vendas de produtos feitos por elas mesmas, rifas, saraus, dentre outros eventos e atividades que possam auxiliar nos gastos de transporte e alimentação rumo à capital federal.

A militante do MST Cássia Bechara explica que o encontro “pretende debater temas como a ação do capitalismo, do patriarcado e do racismo na vida das mulheres, assim como a importância da formulação e estruturação de um Feminismo Camponês Popular para o fortalecimento do projeto de Reforma Agrária Popular”.

O encontro pretende reunir 3,5 mil mulheres em espaços organizativos, de trocas de saberes e de oficinas. Além das brasileiras do MST, já estão confirmadas presenças internacionalistas que virão da Palestina, da África do Sul, do País Basco, da Zâmbia, dos Estados Unidos, do Canadá, dentre outros países.

Segundo Cássia, que integra o Coletivo de Relações Internacionais do Movimento, “o 1º Encontro de Mulheres do MST já tem um peso internamente por toda a sua importância histórica, tendo em vista o processo de construção do Movimento e as companheiras que estão pensando, estruturando e construindo este passo importante”.

Para além disso, Cássia aponta a importância conjuntural da realização do encontro durante o Dia Internacional da Mulher. “Vivemos em uma conjuntura e em um governo que constantemente vêm atacando as mulheres de formas machistas e xenofóbicas. Este é um ataque ideológico e nós precisamos estar organizadas no campo e na cidade construindo a resistência ativa para este momento”.

Assista ao vídeo da Campanha Nacional de Arrecadação Financeira para o I Encontro de Mulheres do MST:

Por Mariana Lemos

Faça sua contribuição através das contas:

Titular: Instituto Nacional Para o Desenvolvimento Social e Cultural do Campo / CPNJ: 11.586.301/0001-65
1- Banco do Brasil / Agência: 4328-1 / Conta Corrente: 3021-x
2- Caixa Econômica Federal / Agência: 1231 / Conta Corrente: 2251-2 / Op: 003 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas