Campanha faz homenagem às mães que trabalham na linha de frente do combate ao novo coronavírus

08 de maio, 2020

Iniciativa promovida pela plataforma Free Free, em parceria com Ministério Público do Estado de São Paulo, promove live com Thelma Assis, médica e vencedora do BBB 20, para prestar homenagem às profissionais de saúde

(Celina/O Globo – 08/05/2020 – acesse no site de origem)

Médicas, enfermeiras, auxiliares, técnicas de enfermagem e mães. Uma campanha promovida pela plataforma Free Free em parceria com o Ministério Público do Estado de São Paulo presta homenagem a essas mulheres, que deixaram suas famílias e decidiram se dedicar ao enfrentamento à pandemia de Covid-19.

Escolhidas para representar as mães que estão na linha de frente no combate ao novo coronavírus, estão seis mulheres de São Paulo e Manaus. Através de relatos compartilhados por teleconferência, elas contam suas experiências, falam sobre seus medos, dificuldades e desafios neste período de crise. Por meio dos depoimentos, podemos conhecer quem são as mulheres por trás das máscaras, que colocam a própria vida em risco para salvar as de tantos outros.

— Queremos dar voz e o devido reconhecimento a essas mulheres guerreiras, que deixam seus filhos em casa e colocam suas vidas em risco em uma verdadeira demonstração de amor ao próximo. Elas são as verdadeiras heroínas e queremos que elas saibam e se sintam dessa maneira —  diz Yasmine McDougall Sterea, presidente do Free Free, uma plataforma multidisciplinar e instituto que promove palestras e workshops com foco em promover a liberdade da mulher.

— As mulheres sofreram um impacto estrutural em suas vidas com a Covid-19. Além do medo, do confinamento, a dupla jornada se transformou em jornada integral. Para médicas, que são a maioria dos profissionais na linha de frente, há ainda o afastamento da família, a privação do sono e o fato de conviverem diariamente com a morte. Elas são mulheres-maravilha da vida real —  relata a promotora Valéria Scarance, coordenadora do Núcleo de Gênero do Ministério Público de São Paulo.

A médica da família Lidia Martins recebe homenagem em campanha promovida pela plataforma Free Free em parceria com o Ministério Público de SP Foto: Divulgação

A médica da família Lidia Martins recebe homenagem em campanha promovida pela plataforma Free Free em parceria com o Ministério Público de SP. Foto: Divulgação

‘Rede de apoio’

Em um dos depoimentos, a médica da família Lidia Martins, conta como sua rotina mudou com a chegada da pandemia. Ela atua em uma unidade básica de saúde de Manaus que se tornou uma das referências para casos suspeitos com sintomas leves e moderados de Covid-19. Lidia conta que a cidade está no seu pior cenário, com pouco respeito ao isolamento social e mais de 100 enterros por dia.

“Com meus pais, avós e minha irmã, que está grávida, não convivo há dois meses”, conta Lidia, que mora com o marido, também médico, e com o filho, que é autista.

“Daniel não vai mais para a escola, não pode mais conviver com a tia tão querida e não vai mais para as terapias e à natação… e agora? Prazer, continuo sendo a mãe que também é médica, mas agora é terapeuta e professora”, relata Lidia, dizendo que não faz isso sozinha.

“Você não consegue sozinha, eu descobri isso cedo. É preciso ter uma rede de apoio. Se até hoje eu consegui exercer minha profissão e ser uma mãe presente, é porque tenho a minha rede.”

Leia o depoimento na íntegra:

A médica da família Lidia Martins em depoimento para a campanha promovida pela plataforma Free Free em parceria com o Ministério Público de SP Foto: Divulgação

A médica da família Lidia Martins em depoimento para a campanha promovida pela plataforma Free Free em parceria com o Ministério Público de SP 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas