Encontro Feminista Autônomo da America Latina e do Caribe – Porto Alegre, 28/04 a 1º/05/2012

10 de janeiro, 2012

logo_efalac2012_260(Encontro Feminista Autônomo da America Latina e do Caribe) Aí garotas! Felizmente começamos um novo ano e agora vamos “botá pra quebrá”! Chega de reformas, queremos ser o tsumani social que vai desacomodar as hipocrisias e injustiças! Por isso, estamos felizes e radiantes com a divulgação de nossa primeira boletina, em que contamos que de fato, o EFAlac 2012 que já começou. Nossa equipa de Porto Alegre está crescendo, se fortalecendo e agindo e, temos certeza que logo, logo, contaremos com outras compas de toda América Latina e Caribe, para que o encontro nos encontre encontradas!

Importante – o EFAlac 2012 acontecerá entre 28 de abril e 01 de maio de 2012, mas antes disso, ou melhor, desde agora, queremos gerar muito espaços de debate, discussão, construção, consciência e tudo o que nos sirva para avançar nas práticas e teorias feministas autônomas.

Em Porto Alegre, já no dia 14 de janeiro, vamos promover um festerê para juntar fundos e também divulgar e habitar um pouquinho mais nosso encontro. Sugerimos a todas que também inventem atividades como festas ou outras coisas que a criatividade inspirar, para arrecadar fundos para a suas viagens e ao mesmo tempo, reforçar as ação e práticas feministas autônomas e contribuir com o encontro. Só assim teremos um EFAlac 2012 realmente continental, político e autogestionado.

Também queremos dar uma “personalidade” ao EFAlac 2012 por isso pedimos que todas pensem e criem um logotipo. Um pequeno desenho que represente nossa luta, com a força e garra que colocamos em nosso cotidiano. Não é concurso, não haverá prêmios, nem ganhadoras, mas haverá o reconhecimento de todas as almas que clamam por se verem representadas. Queremos difundir nossas pegadas inquietantes por todos os lugares que habitamos.

Lembramos que as reuniões de construção do EFAlac são abertas a todas as feministas que desejem participar. Nos reunimos todas as quintas-feiras no Comitê Latino Americano, Rua Vieira de Castro, 133 – Porto Alegre, as 19.30 hs. Todas convidadíssimas a participar.

EFAlac 2012

Encontro Feminista Autônomo da America Latina e do Caribe

O que é o EFAlac? No ano 2009, algumas feministas autônomas radicais da AMLAC decidimos nos encontrar uns dias antes do EFLAC – Encontro Feminista Latino Americano e Caribenho.

Somos muitas que já não nos identificamos com as práticas do feminismo institucional. Como nossa idéia não era concorrer, nem optar pelo famoso “quem não está comigo, está contra mim”, construímos a possibilidade de poder participar dos 2 encontros e vivenciar diferentes feminismos e práticas.

Fotos, escritos e a programação do EFA 2009, declaração e mais

Quando o encontro acabou, decidimos que sendo autônomas não queremos nos apegar a datas e lugares definidos por outras correntes, é por isso que o seguinte EFAlac não aconteceu na Colômbia em novembro de 2011, junto com o XII EFLAC. Mesmo assim, algumas companheiras não deixaram vazio esse espaço e se organizaram desde a autonomia e a autogestão propondo outros tipos de feminismos não hegemônicos , ver ELCAP

Próximo encontro

Dentro do espírito de alimentar a chama da autonomia e do feminismo radical, estamos preparando o próximo EFAlac que será em Porto Alegre, Brasil, do 28 de abril a 1º de maio de 2012.

Esse encontro, como o anterior, será autogestionado, o que significa que não contaremos com muitos recursos financeiros e sim com nossa criatividade e capacidade de organização. Isto é uma posição política de sermos autônomas frente a governos, estados, igrejas e Grandes Financiadoras que tentam impor suas agendas através do nosso ativismo, mudando muitas vezes, o rumo dos nossos ideais e transformando grupos informais e coletivas independentes em ONGs e micro empresas, ativistas em funcionárias ou porta-vozes do governo.

Como rebeldes, feministas autônomas e radicais, temos o princípio de ir às raízes da ideologia dominante e sabemos que esta viagem bate de frente com os interesses da base do sistema patriarcal capitalista, como é o caso das ONGs e empresas que trabalham para mantê-lo vivo e para domesticar a nossa luta. Entendemos a diferença de ser ONG e de trabalhar para manter o sistema, sabemos que não são sinônimos, mas também é fácil perceber que em muitos casos coincide num casamento feliz.

Esses são alguns traços que fundamentam nossa idéia de autonomia e que vão orientar nosso encontro. É evidente que sob essa ótica não podemos, nem queremos, organizar um encontro fácil, com tudo pago, hospedagens em grandes hotéis, coffe-break, drinks. Nós queremos um encontro com mais i-pim e menos i-fone. Por isso, é necessário que, com tempo, todas se organizem para chegar até Porto Alegre. A equipa da organização do encontro está trabalhando para que uma vez aqui, todas as participantes contem com hospedagem solidária, alimentação de qualidade com produtos da agricultura orgânica, muita festa, debates e irreverência.

Temos em vista vários possíveis lugares, mas como não sabemos o número de participantes não podemos definir ainda em que lugar acontecerá o Encontro, por isso é fundamental neste momento, que todas as compas interessadas, mesmo que ainda não tenham certeza, se manifestem e preencham a ficha de inscrição o quanto antes. Deixamos esta opção aberta até o dia 29 de fevereiro.

Também que nos ajudem na divulgação.

Um forte abraço feminista autônomo

http://efalac.wordpress.com/
[email protected]

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas