Como morre uma mulher? Tese premiada da pesquisadora Ana Paula Portella agora em ebook

03 de dezembro, 2020

Originalmente apresentada sob o mesmo título como tese de doutorado da pesquisadora Ana Paula Portella ao Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Pernambuco, premiada pelo UNODC como melhor tese da América Latina em 2016, a obra tem prefácio da especialista Wânia Pasinato, do qual destacamos os seguintes trechos:

“Este livro é resultado da tese de doutorado que Portella defendeu em 2014, no Departamento de Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco. Tive a honra de participar da banca de defesa e recebi com alegria o convite para elaborar este prefácio: uma oportunidade para reler o trabalho e novamente dialogar com suas descobertas e conclusões. Há muito a ser explorado nas páginas deste livro.

(…) Ao responder como morrem as mulheres, Portella elabora pistas importantes para que possamos continuar investigando como as características de gênero incidem nesses crimes.

Inicialmente é preciso dizer que Portella realiza uma contribuição fundamental tanto aos estudos  sobre criminalidade quanto àqueles sobre violência contra as mulheres, e a leitura de seu trabalho é entusiasticamente recomendada. De maneira corajosa, Portella abandonou a zona de conforto dos campos de estudos supramencionados, para explorar a região situada entre fronteiras, posicionada de forma a dialogar tanto com os estudos da sociologia do crime, sociologia da violência, criminologia, quanto com os estudos sobre o patriarcado e a violência contra as mulheres. A partir desse novo lugar, Portella se dispôs a realizar sucessivos deslocamentos, transitando entre correntes teóricas, conceitos, categorias de análise e matrizes explicativas, sem optar por nenhuma filiação a priori, mantendo-se livre o suficiente para extrair de cada leitura o que de melhor pudesse ajudar a trazer luz a situações de violência envolvendo mulheres até então obscurecidas nessa região pouco (ou nada) explorada por estudiosos e estudiosas dos dois lados.”

Clique aqui para fazer o download do ebook Como morre uma mulher?, de Ana Paula Portella

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas