30/01/2012 – Afegão mata mulher por ela ter dado à luz uma menina

30 de janeiro, 2012

(O Globo) Um homem afegão está sendo procurado pela polícia da província de Kunduz por assassinar a mulher que deu à luz a terceira filha do casal, segundo disseram autoridades nesta segunda-feira. O marido culpou a esposa, identificada como Storai, de 28 anos, por não ter conseguido ter um filho homem. De acordo com relatos, ele a estrangulou no sábado com ajuda da mãe, sogra da moça.

O afegão faz parte de uma milícia extremista local e se esconde das autoridades com ajuda de outros radicais. A mãe dele foi presa por ter apoiado o crime, mas agentes de segurança reforçam que a captura do homem será difícil, pois ele está sendo protegido por milicianos.

– A presença de milícias radicais é um grande problema e por isso nós enfrentamos dificuldades para prendê-lo – afirmou o chefe de polícia de Kunduz, Sufi Habib.

Nadera Geya, líder do departamento de defesa da mulher em Kunduz disse que o crime foi um dos mais hediondos exemplos de violência contra a mulher que ela já registrou. Apesar de recentes esforços pela luta dos direitos humanos no país, ataques contra mulheres e meninas ainda são comuns no Afeganistão.

Em novembro de 2011, uma família que se recusou a ceder a filha para que se casasse com um radical foi atacada com ácido por milicianos, que jogaram o material nos pais e em seus três filhos. Os criminosos foram presos, mas especialistas temem que, com a saída das Forças Armadas americanas do Afeganistão, o país volte a obedecer leis de grupos radicais, como o Talibã.

Acesse o pdf: Afegão mata mulher por ela ter dado à luz uma menina (O Globo – 30/01/2012)

Leia também: Preconceito social faz famílias afegãs criarem meninas como meninos (BBC Brasil – 19/01/2012)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas