Basta de órfãos da covid! É urgente que o governo salve gestantes e bebês, por Sâmia Bomfim

20 de abril, 2021

(Universa | 20/04/2021 | Sâmia Bomfim)

Medo, desespero, aflição, luto. Esses sentimentos estão presentes em todos os brasileiros que acompanham com seriedade a pandemia da covid-19 e aparecem, principalmente, quando nos damos conta que temos no cargo de presidente da República uma pessoa que, desde a chegada da doença no Brasil, não agiu de forma responsável.

Faltam vacinas, renda digna para garantir isolamento social, insumos para intubação, vagas nas UTIs (Unidades de Terapia Intensiva). Sobram irresponsabilidade, obscurantismo, notícias falsas, um presidente genocida e um Congresso conivente.

Para nós, mulheres gestantes, o medo de infecção pelo coronavírus é grande, pois está comprovado que corremos mais risco de morte por conta da resposta imunológica e fisiológica alterada durante a gravidez, que aumenta as possibilidades de infecções e a suscetibilidade de outras condições clínicas. O Brasil ocupa o primeiro lugar em mortalidade de mulheres gestantes e puérperas por covid-19 no mundo, o que deixa uma verdadeira legião de órfãos.

* Sâmia Bomfim é deputada federal pelo PSOL-SP

Acesse a matéria completa no site de origem.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas