Podcast de Católicas pelo Direito de Decidir discute como o racismo se manifesta nas tradições religiosas

12 de maio, 2021

Segunda temporada estreia no próximo dia 13 de maio; primeiro episódio da produção das católicas feministas traz entrevista com o teólogo Ronilso Pacheco.

A Lei Áurea, que buscou abolir oficialmente a escravidão no Brasil, foi assinada em 13 de maio de 1888 – e completa 133 anos de existência em 2021. Esta data, no entanto, não é celebrada mas questionada de diversas formas até hoje pelomovimento negro. É neste contexto, buscando refletir, questionar e fortalecer o diálogo inter-religioso que estreia a nova temporada do podcast CatoLaicas, de Católicas pelo Direito de Decidir (CDD).

De que forma as religiões cristãs contribuíram para a discriminação e espelham o racismo em suas tradições até hoje? Como enfrentar o racismo existente nas comunidades de fé no país? Ao longo de cinco episódios conduzidos por Letícia Rocha, mestre em ciências da religião e integrante da organização feminista, convidados refletem sobre como o racismo se manifesta nas tradições e práticas religiosas no Brasil.

“As discussões que envolvem o racismo no cerne das religiões no nosso país ainda são incipientes. Há silêncio sobre os corpos negros em ambientes religiosos”, pontua Letícia. “Vivemos em um país em que 56% população se declara negra e, ainda assim, é um país estruturalmente racista em que a discriminação racial é nítida e perpassa as relações que se estabelecem no seio da sociedade, da cultura e das tradições religiosas.”

Pesquisa recente realizada pelo DataFolha espelha esta realidade citada pela apresentadora, em especial, no que diz respeito à comunidade evangélica. O estudo afirma que 59% das pessoas que aderem às denominações evangélicas no Brasil são negras. O recorte de gênero é claro: mulheres são 58% do grupo religioso, que é mais representativo na região Norte.

Os episódios desta nova temporada irão ao ar quinzenalmente, entre os dias 13 de maio e 8 de julho. Quem inaugura o primeiro episódio é Ronilso Pacheco, teólogo e pastor da Comunidade Batista em São Gonçalo (RJ) e também pesquisador e mestrando no Union Theological Seminary, da Columbia University em Nova York (EUA).

“Na América Latina, a teologia negra está se abrindo para entender o papel da sua ancestralidade africana”, afirma Pacheco no podcast. “A nossa experiência teológica, de igreja, é absolutamente comprometida com a exploração, com a escravidão e com a demonização total do continente africano e do povo africano. Essa tem sido a nossa ao longo de décadas”, diz o teólogo, que baseia seus trabalhos na teologia negra e direitos humanos.

Para dar continuidade ao debate sobre a urgência na mudança de paradigmas nas religiões, foram convidados representantes de comunidades de fé diversas. Entre eles, Alexya Salvador, da Igreja da Comunidade Metropolitana (ICM) e primeira reverenda trans da América Latina, Lilian Conceição, reverenda e coordenadora do Abraço Negro, Adriana de Nanã, sacerdotisa do Ilê Axé Omó Nanã e Eliad Dias, pastora da Igreja Metodista no bairro da Luz, em São Paulo.

Estes episódios foram originalmente gravados em 2020, em um ciclo de webinários sobre o tema. Mas, para que mais pessoas pudessem acessar este conteúdo, as entrevistas foram adaptadas para o formato de áudio. A roteirização e edição foi realizada pela jornalista Raquel Melo e a sonoplastia por Fábio ACM, ambos da Badu Produções.

Letícia Rocha acredita que, com o podcast, a organização reforça sua aposta no diálogo inter-religioso e no fortalecimento de lutas contra o racismo que é obstáculos para uma vida digna, justa e livre de violências para a população negra no Brasil.

“O material preparado e coordenado por CDD que há mais de 25 anos luta pelos direitos reprodutivos e sexuais de todas as mulheres, objetivou o que é refletir sobre o racismo nas tradições religiosas. Apostamos no diálogo inter-religioso como caminho para a desconstrução do racismo institucional e estrutural”, conclui.

 

Serviço | #CatoLaicas, o podcast das católicas feministas

Segunda temporada estreia no dia 13 de maio e vai até 8 de junho.

O CatoLaicas está disponível no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts e no Anchor.

 

Sobre o #CatoLaicas

Em 2020, para marcar o Dia Internacional dos Direitos Humanos, comemorado em 10 de dezembro, a organização lançou o CatoLaicas, um podcast que busca levantar e discutir questões de gênero, sexualidade e direitos humanos de forma geral.

Apresentados por Solange Helena, historiadora integrante da organização, a primeira temporada explorou a relação entre as religiões cristãs e a justiça reprodutiva no Brasil, entrevistando especialistas e ativistas.

Entre eles, a pastora luterana Lusmarina Campos Garcia, a filósofa e teóloga Ivone Gebara, que é referência para a teologia feminista na América Latina; além da defensora pública Paula Machado, que é coordenadora do NUDEM (Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher) de São Paulo, e a doutora em saúde pública Emanuelle Góis.

Os episódios estão disponíveis nas principais plataformas de streaming e também foram veiculados na Rádio Cantareira, rádio comunitária localizada na periferia de São Paulo.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas