14/02/2012 – Ministério da Saúde retira de site vídeo dirigido a público gay

14 de fevereiro, 2012

(O Estado de S. Paulo/ O Globo) O Ministério da Saúde retirou do site do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais um vídeo para a campanha de carnaval que mostra dois jovens gays prestes a manter relações sexuais. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, diz que a decisão foi tomada porque o vídeo havia sido feito para apresentação em locais fechados. Mas a assessoria de imprensa da pasta informou que o material programado para ser veiculado na TV aberta, na próxima semana, era o mesmo que o do site, apenas mais curto.

Um novo vídeo, que será veiculado na TV aberta a partir de hoje, dois locutores apresentam dados sobre a infecção em jovens gays e afirmam que, nos últimos 12 anos, aumentou 10% a infecção entre jovens de a 15 e 24 anos. Dizem que, entre jovens de 13 a 19 anos, a relação é de dez mulheres infectadas para cada oito homens. O presidente do Grupo Pela Vidda, de São Paulo, Mario Scheffer, considera a nova campanha é um improviso e comprova que houve censura à campanha original.

Nova campanha prevenção à Aids no carnaval 2012 (versão TV aberta)

Movimentos sociais estranharam o fato de a campanha do carnaval, apresentada na semana passada, não ter sido veiculada na TV aberta até agora. “Pesquisas mostram que a aids avança entre público gay jovem. Há tempos reivindicamos que uma campanha seja dirigida para esse público. E isso tem de ser uma campanha de grande alcance”, afirmou o presidente do Grupo Pela Vida, Mário Scheffer.

No programa de aids, surgiu a versão de que o material havia sido vetado pelo Planalto. O ministro nega. Oficialmente, o material apresentaria incorreções, entre ela a a inexistência de legenda. Mas no vídeo apresentado no site do departamento de aids, as inscrições estão lá. Questionado, o ministro afirmou que no dia 12 a campanha destinada ao público gay estará no ar.

A decisão do ministro de determinar a retirada do material foi considerada por organizações não-governamentais como um claro sinal de recuo, principalmente diante de fatos que ocorreram no passado recente.

Em 2011, por decisão do Planalto, o Ministério da Educação (MEC) teve de voltar atrás e recolher material feito para distribuição nas escolas com foco no combate à homofobia.

Meses depois, outra frustração: no Dia Mundial de Aids, 1.º de dezembro, após anunciar a decisão de fazer uma campanha para os jovens homossexuais, o governo apresentou peças consideradas pouco eficientes, confusas e superficiais.

Acesse o pdf: Ministério da Saúde retira de site vídeo criado para a comunidade gay (O Estado de S. Paulo – 09/02/2012)

Leia também:
Novo vídeo sobre uso de camisinha exclui casal gay (O Estado de S. Paulo – 14/02/2012)
Grupo de ONGs denunciará governo federal (O Estado de S. Paulo – 11/02/2012)
Governo vetou vídeo anti-Aids para gays, diz movimento (Folha de S.Paulo – 09/02/2012)
Saúde veta vídeo com cena gay (O Globo – 09/02/2012)

Campanha prevenção à Aids no carnaval 2012 (versão TV aberta)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas