Regulamentação de cuidado com filho como atividade ganha força com pandemia

28 de agosto, 2021

Decisão da Argentina de contar cuidado materno para aposentadoria reforça ideia de que trabalho precisa de proteção social

(Folha de São Paulo | 28/08/2021 | Por Fernanda Mena)

SÃO PAULO

Invisível tanto quanto essencial, o cuidado com filhos, com parentes e com a casa ganhou uma nova dimensão durante a pandemia da Covid-19, o que acelerou os debates na Argentina que culminaram com o reconhecimento dos cuidados maternos como trabalho contabilizado para a aposentadoria.

No Brasil, onde agora um projeto de lei defende medida semelhante à do país vizinho, a emergência do cuidado durante a pandemia motivou o desligamento de mulheres do mercado de trabalho.

Segundo estudo do Banco Mundial, 56% das mulheres da América Latina e do Caribe ficaram desempregadas, temporária ou permanentemente, a partir da crise sanitária –um índice 44% superior ao dos homens da região.

Ainda que parte delas tenha perdido emprego por atuar nos setores mais atingidos pela crise, como comércio e serviços domésticos, o fator mais relevante para a desproporção do desemprego de mulheres em relação a homens foi a atividade de cuidado, de acordo com o estudo.

“Jamais pensei em sair do meu emprego e ficar em casa cuidando das crianças”, admite a matemática Joana Villas Boas Mello, 41, que trabalhou no setor bancário por 13 anos e abandonou o emprego durante a pandemia.

Veja também:

Deputada quer contabilizar cuidado materno para aposentadoria no Brasil

Acesse a matéria completa no site de origem

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas