Abraji usa formulário online para denúncias de ataques de gênero a jornalistas

16 de setembro, 2021

(Portal dos Jornalistas | 16/09/2021 | Por Victor Félix)

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) lançou um formulário online para denúncias de ataques de gênero contra profissionais de imprensa. O canal abrange situações de violência de gênero em sua totalidade, de modo a que homens cisgênero, pessoas transgênero e não-binárias também possam encaminhar suas notificações.

O formulário permite a denúncia de agressões físicas e verbais, ameaças, intimidações, insultos e assédio. É importante que o caso seja relatado de forma detalhada. Após o envio das informações, a equipe do projeto poderá entrar em contato para apurar o ocorrido. Pessoas que tiveram conhecimento de algum caso também podem enviar suas denúncias.

O canal solicita informações essenciais, como faixa etária da vítima, cidade/estado onde ocorreu o episódio, veículo no qual trabalha, tema da cobertura que desencadeou o ataque, além de nome, gênero e cargo dos agressores.

O objetivo da iniciativa é eliminar o problema da subnotificação de casos no que se refere ao monitoramento da violência de gênero no jornalismo. A ideia da Abraji é ampliar suas fontes de denúncia para alcançar números mais próximos da realidade.

Acesse o formulário de denúncia aqui.

Acesse a matéria no site de origem

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas