84% das brasileiras com 13 anos usam filtros em fotos para serem aceitas: a conversa sobre isso deve acontecer na infância, por Jennifer Detlinger

27 de abril, 2021

(Pais&Filhos | 23/04/2021 | Jennifer Detlinger)

Pega o celular, tira uma selfie, olha para a foto e desiste de postar nas redes sociais sem antes editar a imagem ou colocar um filtro. Esse tipo de situação acontece com milhares de meninas mundo afora, segundo uma pesquisa realizada pelo Projeto Dove pela Autoestima, da qual a Pais&Filhos teve acesso em primeira mão.

Realizada em dezembro de 2020, a pesquisa revela o impacto do uso das redes sociais e filtros na autoestima de meninas entre 10 e 17 anos nos Estados Unidos, Inglaterra e no Brasil. Por aqui, a pesquisa foi conduzida pela Edelman Data & Intelligence, uma consultoria global e multidisciplinar de pesquisa, análise e dados, com 503 meninas de 10 a 17 anos.

Segundo o estudo, 84% das meninas brasileiras com 13 anos já aplicaram filtros ou usaram aplicativos para mudar sua imagem em fotos. Entre elas, 78% também tentam mudar ou ocultar pelo menos uma parte ou característica de seu corpo que não gostam antes de postar fotos de si mesmas nas redes sociais.

Jennifer Detlinger

filha de Lucila e Paulo, é editora de conteúdos especiais na Pais&Filhos. Formada em jornalismo, tem experiência na área editorial com foco em digital e branded content.

Acesse a matéria completa no site de origem.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas