Disponível online livro em quadrinhos com histórias reais de mulheres que abortaram

18 de abril, 2019

Já está disponível online o livro-reportagem em quadrinhos TIRA que conta as histórias reais de três mulheres pernambucanas que realizaram abortos clandestinos no país, onde se estima que cerca de 500 mil mulheres recorram a essa prática anualmente. ” Produzido pelos jornalistas Nathallia Fonseca e Eduardo Nascimento, com ilustrações da artista visual Berta V., o livro convida o leitor à reflexão sobre um tema de saúde pública ainda tratado como tabu no Brasil, e com pouquíssimos dados divulgados.

(Agência Patrícia Galvão, 18/04/2019)

A humanização foi o caminho escolhido pelos autores que trouxeram personagens de diferentes idades e classes econômicas, com suas cicatrizes e impressões de maneira não-linear. São mulheres cujas histórias se confundem na dor e na violência sofrida em todas as etapas do procedimento – desde o parceiro que não lhes oferece auxílio ao médico que as assedia.

O título faz alusão ao formato em quadrinhos e ao verbo “tirar”, utilizado como sinônimo de abortar na região Nordeste. Tira foi financiado pelo edital “Jornalismo Investigativo em Direitos Humanos, Aborto e Saúde Pública”, do Instituto Patrícia Galvão em parceria com a Global Health Strategies e a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.

 

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas