Ministério Público de São Paulo lança cartilha para orientar mulheres sobre relacionamento abusivo

03 de julho, 2019

Documento está disponível no site do MP e traz sete tópicos de como identificar um relacionamento abusivo

(G1, 03/07/2019 – acesse no site de origem)

O Ministério Público do Estado de São Paulo lançou a cartilha “Namoro Legal” para ajudar e até evitar que as mulheres se tornem vítimas de agressão. O material está disponível online e qualquer pessoa pode acessar.

No documento há dicas para ajudar a identificar uma relação saudável ou abusiva. Uma adolescente vítima de um relacionamento abusivo conta que no começo o namorado era carinhoso, mas depois começaram as agressões física e psicológica, do jeito que costuma ocorrer na maioria dos casos.

“Eu gostava dele e sentia que ele gostava de mim também. Mas ao longo do tempo ele foi mostrando a verdadeira identidade dele, o caráter, se mostrando ciumento, não queria que eu tivesse contato com homem, que saísse sozinha”, relata.

Essa adolescente, que prefere não se identificar, diz que demorou para perceber o que estava acontecendo e, depois, ainda relutou a aceitar.

“Eu também não conseguia levar adiante o término, a gente terminava e depois de alguns dias reatava. Ele dizia que iria mudar, que me amava. Mas infelizmente quando a gente está envolvida com sentimento, a gente fica cega. Eu era cega no relacionamento. Eu enxerguei que aquilo não era normal e que eu não merecia passar por aquilo quando eu percebi que ele não gostava de mim, que aquilo não era amor”, conta.

Por Aniele Santos

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas