“AMOR E VIOLÊNCIA: Que tal discutirmos esta relação?” é tema de concurso da SOS Ação Mulher e Família – Inscrições até 15/02/2019

29 de janeiro, 2019

Estão abertas até o dia 15 de fevereiro  as inscrições para o 8º Concurso de Fotografia e o 2º Concurso de Audiovisual organizado pela SOS Ação Mulher e Família, Pagu – Núcleo de Estudos de Gênero / Cadernos Pagu, COCEN – Unicamp e parceiros. O tema do concurso é “AMOR E VIOLÊNCIA: Que tal discutirmos esta relação?”

Diante de vários diagnósticos veiculados nos últimos cinco anos, Brasil está entre os países que mais matam mulheres; dentre estas, os números sugerem que as mulheres negras são as mais afetadas pelo feminicídio e outras violências no âmbito urbano e doméstico. Assédio, vertiginoso crescimento de estupros, relações abusivas entre casais de jovens namorados e em casamentos de longa duração, evidenciam a violência que muitas vezes se diz ou se justifica como causada por “fortes sentimentos amorosos”.

“Quem ama não mata” foi o slogan das primeiras campanhas de rua da década de 70, momento de organização do primeiro SOS Mulher, de São Paulo. Ou seja, quase cinquenta anos depois, ainda nos vemos na urgência de denunciar, debater, criar formas de mexer no nosso imaginário social de naturalização da relação entre amor e violência.

Diante disso, os concursos incentivam uma reflexão sobre as possibilidades de mudanças deste quadro de violência, sugerindo a criação de imagens fixas e em movimento baseadas em ideias, ações e sentimentos que propiciem repensar as relações violentas (de todos os gêneros) e a proposição de meios de transformação das mesmas. O concurso espera por imagens que se proponham a ressignificar o “estar em relação” com amor, respeito,afeto, generosidade, empatia, parceria, atenção, proteção, aceitação.

O regulamento pode ser conferido neste link.

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas