Encontro reúne feministas antiproibicionistas em Recife/PE – 30/09 e 1º/10/2017

29 de setembro, 2017

Numa conjuntura em que o ilegal e legítimo se confunde com o ilegítimo e legal, feministas antiproibicionistas de todo o Brasil realizam em Recife, nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, o I ENFA – Encontro Nacional de Feministas Antiproibicionistas. O Encontro pretende reunir mais de 200 participantes de todo o Brasil, e as inscrições encontram-se abertas.

Numa conjuntura de golpe – em que direitos humanos são violados, conquistas históricas dxs trabalhadorxs são derrubadas, os feminicídios e o encarceramento de mulheres crescem vertiginosamente -, as feministas antiproibicionistas estão se articulando em Rede Nacional (RENFA) para fortalecer e potencializar a atuação de todas.

O que não falta é ousadia. Rompimento de paradigmas é uma constante na vida pessoal e pública dessas mulheres, negras em maioria. Elas não se conformam em serem as mulheres as principais atingidas pela “política contra as drogas”, modelo que se transformou numa guerra perversa dirigida às pessoas pobres e negras. Tal modelo exige um investimento milionário do Estado em armas e policiais para reprimir, prender e matar jovens, chantagear sexualmente mulheres e prendê-las. Nos últimos 12 anos, a população carcerária feminina aumentou 556%, segundo o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), enquanto o aumento do número de homens presos foi de 130%. Vários países vivem experiências exitosas de descriminalização e legalização.

Por isso a Renfa acredita em outra política de drogas possível e vai debate-la como uma questão das mulheres. Com perfis variados, ativistas nos movimentos feminista, de Mulheres Negras, LBTI, Rurais e Urbanas, em Situação de Rua, Indígenas, Jovens e usuárias de drogas – do Distrito Federal e 12 estados do Brasil –  se encontrarão para trocar experiências e planejar uma ação em rede em todo o território nacional. Vários temas, relacionados às pautas feministas antiproibicionistas se farão presentes: racismo, encarceramento, diversidade, maternidade, prostituição, juventude, economia, redução de danos, cultura e espiritualidade serão pontos centrais dos debates.

https://www.facebook.com/events/469821913375815/

I ENFA – Encontro Nacional de Feministas Antiproibicionistas
30 de setembro e 1º de outubro
Rua do Brum, 27, Bairro do Recife,  Recife – PE

Assessoria de imprensa
Maira Baracho
55 21 97128-8181
[email protected]

Terê Vicente
55 11 99629-4892
[email protected]

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas