Escola Feminista de Política promove curso gratuito sobre gênero e políticas públicas – Inscrições até 16/05

13 de maio, 2021

O curso Cidade das Mulheres é a primeira formação promovida pela Escola Feminista de Política e Políticas Públicas (EFPP), um espaço on-line idealizado pela Iniciativa Brasilianas para incentivar a participação de mulheres em ambientes políticos. Com apoio da prefeitura de São Paulo e carga horária total de 20 horas, entre aulas e atividades extras, o programa abordará questões sociais, políticas e econômicas que permeiam a realidade das mulheres brasileiras. Ao final do curso, haverá uma publicação digital com textos produzidos pelas participantes, dos quais serão selecionados os mais representativos das diferentes cidades brasileiras. Haverá emissão de certificado.

Curso Cidade das Mulheres

Formato: 5 aulas. Além das aulas, 3 lives estão programadas: dias 17/05, 31/05 e 14/06, com início às 19h.
Onde: Youtube da Brasilianas, aulas apenas para inscritas (link por e-mail). Lives abertas.
Link de Inscriçãohttp://forms.gle/uUREJKPXMhbytUVC7 até 16/05.
As aulas iniciam dia 17/05. A participante receberá e-mail de confirmação ao final das inscrições.

Módulo 1 – Brasil

Aula 1 – A política e as mulheres – Beatriz Mendes

Conceitos introdutórios e cenário Brasil e Mundo de participação feminina na política. Exemplos de participação, o poder legislativo, executivo, conselhos e sociedade civil.

Aula 2 – Mulheres na Política – Roberta Eugênio, Instituto Alziras

Aprofundamento dos motivos da baixa participação política feminina. Problemas estruturais como racismo, machismo e classismo são abordados. Apresentação de outras realidades possíveis. Como incluir mais mulheres na política?

Módulo 2 – Brasil e São Paulo

Aula 3 – Políticas Públicas para Mulheres – Beatriz Sanchez

O que são? Para que servem? O Plano Nacional será apresentado, bem como legislações locais. Quem formula esta política? O que precisamos que seja feito para implementar uma cidade mais feminista?

Aula 4 – Mulheres e a Cidade de São Paulo – Thaisa Torres

Desigualdade na cidade de São Paulo Indicadores da Cidade de São Paulo. Luta das mulheres na cidade e importância da mobilização social para avançar. Direito à cidade e mulheres. O futuro que queremos (com experiências de políticas públicas para mulheres).

Aula 5 – Gestão Pública e Mulheres – Flávia Batista

Panorama das mulheres na gestão pública brasileira e na cidade de São Paulo. Quais ações podem ser adotadas para incluir mais mulheres na administração pública?

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas