Lançamento do documentário “Arpilleras: atingidas por barragens bordando a resistência” no Youtube

22 de abril, 2019

O Coletivo de Mulheres do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) lança hoje, 22 de abril, em seu canal no Youtube, a partir das 19 horas, o filme “Arpilleras: atingidas por barragens bordando a resistência“. Financiado pelo Catarse, o documentário conta a história de dez mulheres atingidas por barragens das cinco regiões do Brasil, que, por meio das arpilleras, costuraram seus relatos de dor, luta e superação frente às violações sofridas em suas vidas cotidianas.

A técnica de bordado conhecida como “arpillera” nasceu no Chile, nas periferias de Santiago, onde as mulheres faziam bordados nos sacos de batata para complementar a renda, e como forma de denunciar a repressão ocorrida durante a ditadura militar, colocando cartas escondidas entre os desenhos.

Após rodar festivais, o lançamento do documentário na plataforma Youtube marca a data em que o assassinato da liderança do MAB, Dilma Ferreira Silva, completa um mês.

No ano passado, “Arpilleras” ganhou o prêmio de melhor documentário nacional eleito pelo público no 44º Festival Sesc Melhores Filmes.

Confira o trailer:

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas