Lançamento do Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento – 10/05/2011

02 de maio, 2011

Neste ano de 2011, declarado pela ONU (Organização das Nacções Unidas) como Ano Internacional dos Afrodescendentes, é lançada a 1ª edição do Prêmio Nacional Jornalisra Abdias Nascimento. Uma iniciativa da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-Rio) e encabeçado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro, o prêmio estimulará a cobertura qualificada das temáticas relacionadas à população negra.
O lançamento contará com as presenças da jornalista Miriam Leitão e do professor Muniz Sodré que farão uma palestra sobre “A questão negra na mídia contemporânea”. Na ocasião, Abdias Nascimento, um dos principais ícones da luta contra o racismo, será homenageado com uma placa com o seu registro profissional de jornalista, datado de 1947.

O Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento contemplará sete categorias: mídia impressa; televisão; rádio; mídia alternativa ou comunitária; fotografia; Internet; e categoria especial de gênero, com destaque para as reportagens com foco nas demandas femininas. A melhor reportagem de cada categoria receberá o prêmio de R$ 5.000,00. Os vencedores serão anunciados em uma grande festa que ocorrerá em novembro, mês de comemoração da Consciência Negra.
As inscrições para o Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento estarão abertas no período de 11 de maio e 19 de agosto de 2011. Estão aptos a participar do Prêmio jornalistas profissionais em todo o país. As reportagens inscritas devem ter sido veiculadas ou publicadas entre 1 de janeiro de 2009 e 30 de abril de 2011.

Lançamento do Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento
Dia: 10/05/2011
Horário:14h
Local: Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro
Rua Evaristo da Veiga 16
17º andar, Centro – Rio de Janeiro/RJ



Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas