Lançamento do livro O Racismo e o Negro no Brasil – São Paulo/SP, 12/08/2017

27 de julho, 2017

“O Brasil é racista, mas eu não.”
No Brasil, a dificuldade de perceber a dimensão da questão racial trava o processo de construção e constituição do país como nação.

A roda de discussão que lança “O Racismo e o Negro no Brasil:Questões Para a Psicanálise” na Oficina Cultural Casa Mário de Andrade pretende apresentar os temas debatidos no livro e abrir o candente debate sobre o racismo no Brasil e assuntos correlatos.

“O Racismo e o Negro no Brasil: Questões Para a Psicanálise” reúne artigos que refletem sobre o problema do racismo e das diferenças em nossa sociedade.

Nomes como Kabengele Munanga, Isildinha Baptista Nogueira, Maria Lúcia da Silva, Lilia Moritz Schwarcz e Miriam Chnaiderman, entre outros, associam as ambiguidades, negações e violências que permeiam o debate, desde um ponto de vista histórico, sociológico, psicanalítico e institucional. Afinal, em que contexto estamos imersos e quais questões o atravessam? Como explicar a cruel tendência de invisibilizar e subjugar, através do ideal da brancura, o não branco? Como tratar a questão do racismo no Brasil, que perdura e se agarra a um passado escravagista que, ainda hoje “cobre nosso tecido social, sobrevivendo com tenaz resistência aos humores do tempo”?

Sabendo que a psicanálise segue a música dos acontecimentos históricos e culturais, a Editora Perspectiva oferece ao leitor um profundo debate sobre esse espinhoso tema ao tornar livro o ciclo de palestras realizado em 2012, em São Paulo, pelo Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae (Página Oficial).

O evento contará com a presença da poeta Maurinete Lima e dos autores Cristiane Curi Abud, José Moura Gonçalves Filho, Maria Célia Malaquias, Maria Lúcia da Silva, Miriam Chnaiderman, Noemi Moritz Kon, Pedro Mascarenhas, Tânia Corghi Veríssimo, entre outros.

Para mais informações, acesse: https://goo.gl/w2QJF9

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas