Webinário UFRJ: Jornalismo e Enfrentamento à Violência Contra a Mulher – 11/01, às 19h

05 de janeiro, 2021

“Jornalismo e Enfrentamento à Violência Contra a Mulher” é o tema do sétimo webinário da série Aproximações Interdisciplinares do Grupo de Pesquisa e Extensão Prevenção à Violência Sexual da UFRJ. O debate ocorre na próxima segunda-feira, dia 11/01, às 19h e será transmitido através do YouTube.

Considerada por muitos o quarto poder, a imprensa desempenha papel fundamental em nossa sociedade, sendo uma espécie de agente denunciador. No entanto, tratando-se de casos de violência contra mulher, muitas vezes a cobertura midiática brasileira pode acabar corroborando com a manutenção das estruturas de poder. É o caso, por exemplo, dos episódios emblemáticos de feminicídio retratados no documentário “Quem Matou Eloá?” (2015) e no podcast “Praia dos Ossos” (2020). Neste webinário, propomos colocar o jornalismo no centro do debate de enfrentamento à violência contra mulher.

Para este evento, convidamos a professora do curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade (PPGCOM) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Cynthia Mara Miranda. Líder do grupo de pesquisa Comunicação, Direitos e Igualdade, Cynthia integra a Comissão de Pesquisa da Red Internacional de Periodistas con Visión de Género, a coordenação colegiada da Rede Brasileira de Jornalistas e Comunicadoras com Visão de Gênero e Raça e a Rede de Pesquisas em Feminismos e Política. Contaremos também com a presença de Vitória Régia da Silva, jornalista formada pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ). Vitória é repórter da Gênero e Número, a primeira plataforma brasileira a abordar questões de gênero a partir de dados, e editora da Capitolina, revista online e independente, feminista, voltada a jovens e adolescentes. A mediação será feita por Giovana Kebian, graduanda de Jornalismo na ECO-UFRJ e integrante do Grupo de Pesquisa e Extensão Prevenção à Violência Sexual. A fim de expandir a acessibilidade, o evento terá intérpretes de Libras.

A série Aproximações Interdisciplinares é uma iniciativa em comemoração aos 20 anos do Grupo de Pesquisa e Extensão Prevenção da Violência Sexual e conta com diversas lives sobre temas relacionados aos debates de gênero, masculinidades e das violências contra as mulheres. Todas as nossas lives são gratuitas e fornecem certificado (mediante inscrição e presença).

Para se inscrever, basta completar o formulário que pode ser acessado através do endereço:

https://docs.google.com/forms/d/1S-wavPfRaMUVNwNHvKsX_m__ArjZHm1lwWLRAC52lXU/viewform?edit_requested=true

O link com a transmissão será enviado para o e-mail dos inscritos no dia do evento.

Grupo de Pesquisa e Extensão Prevenção à Violência Sexual
Escola de Serviço Social
Universidade Federal do Rio de Janeiro

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas