Brasil avança no cumprimento das Metas de Desenvolvimento do Milênio

30 de maio, 2014

(SPM-PR, 30/05/2014) A presidenta Dilma Rousseff divulgou, no dia 23 de maio de 2014, os resultados do 5º Relatório Nacional de Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) da Organização das Nações Unida (ONU). São oito os objetivos definidos mundialmente pela ONU no ano de 2000. Foram calculados a partir de uma base de indicadores de 1990, com a projeção de metas de melhores condições de vida para a população para 2015.

O relatório analisa os dados entre 2009 e 2012. A presidenta mostrou que o Brasil já conquistou duas metas, uma relativa à redução de óbitos na infância e a outra, relativa à superação da meta de cobertura de rede de esgoto e abastecimento de água. O Brasil, ainda no Governo Lula, já tinha alcançado a ODM 1, de reduzir pela metade a extrema pobreza do país.

A ODM número 4 estipulava que o país deveria reduzir em dois terços a taxa de mortalidade na infância (0 a 5 anos para cada mil nascidas vivas) vigente em 1990. O que aconteceu? De 1990 a 2011, a taxa caiu de 53,7 óbitos por cada mil crianças nascidas vivas, para 17,7. A meta era chegar a, pelo menos, 17,9.

A ODM número 7 – Qualidade de Vida e Respeito ao Meio Ambiente– definia que, até 2015, o país deveria reduzir pela metade a proporção da população sem acesso permanente e sustentável à água potável e aos serviços de água e esgoto.

Qual o resultado do nosso esforço? Atingimos as metas de acesso às redes de esgoto e de abastecimento de água. A meta definida até 2015 era que 23,5% da população tivessem acesso à rede de esgoto, o que foi atingido em 2012. Em 1990, havia 47% da população sem acesso à rede de esgotos, índice que caiu para 14,5%.

Atingir a meta da redução de óbitos na infância e melhorar a qualidade de vida (e saúde) do povo brasileiro por meio do acesso à água potável e esgoto foram marcas significativas da política praticada pelo atual governo, empenhado em distribuir renda e possibilitar uma vida melhor para sua população.
Comunicação Social
Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM
Presidência da República – PR

Acesse o site de origem: Brasil avança no cumprimento das Metas de Desenvolvimento do Milênio

 

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas