01/04/2011 – Para ministra da Igualdade Racial, declarações de Bolsonaro são “caso explícito de racismo” (AgBr)

01 de abril, 2011

(Agência Brasil) Luiza Bairros, ministra-chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), afirmou que são “casos explícitos de racismo” as declarações do deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) sobre cotas raciais e a possibilidade de um filho se apaixonar por uma mulher negra. “Não podemos confundir liberdade de expressão com a possibilidade de cometer um crime. O racismo é crime previsto na Constituição”, afirmou a ministra.

“Qualquer caso de discriminação deve ser repudiado”
Luiza Bairros espera “firmeza” no posicionamento da Câmara dos Deputados. “O protagonismo é do Legislativo”, afirmou. “Cada setor do Estado e da sociedade deve assumir o seu papel no combate ao racismo. Nós devemos deixar para que a Câmara Federal encaminhe esse caso e tome decisões contra o deputado dentro das instâncias do Legislativo.”

Caso Bolsonaro põe imunidade em xeque

Para a ministra, as declarações do deputado não são surpreendentes no seu conteúdo. “Nós não devemos ficar assustados com esse tipo de declaração, é isso que o movimento negro tem denunciado nas últimas décadas. O que deixa a sociedade indignada é ela [declaração] ter partido de um deputado federal”, afirmou.

Denúncias de racismo
Durante o programa Bom Dia, Ministro, Luiza Bairros disse que a Ouvidoria da Seppir monitora episódios e denúncias de discriminação e encaminha casos de manifestações racistas veiculadas na internet à Polícia Federal. O telefone da Ouvidoria da Seppir é (61) 3411-3685

Leia também: Nota da Secretaria de Políticas para as Mulheres sobre as declarações dos deputados Bolsonaro e Marco Feliciano (SPM – 01/04/2011)    

Veja na íntegra:
Ministra espera ‘firmeza’ da Câmara em relação a Jair Bolsonaro (portal G1 – 01/04/2011)
Para ministra da Igualdade Racial, declarações de Bolsonaro são “caso explícito de racismo” (Agência Brasil – 01/04/2011)
Ministra Luiza Bairros explica a campanha nacional de igualdade racial no Bom dia Ministro (Portal Brasil – 01/04/2011)

Ouça também:
Marta Suplicy defende cassação do deputado federal Jair Bolsonaro
Em entrevista à Rádio Estadão ESPN, senadora diz que comentários do político trazem “desarmonia e violência” para a sociedade. Acompanhe a conversa que ela teve com Leandro Modé e Vanessa Di Sevo
.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas