02/03/2011 – Mulheres invadem propriedades em vários estados brasileiros

02 de março, 2011

(Folha de S.Paulo/Jornal do Brasil) Mulheres ligadas ao MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e à Via Campesina fizeram protestos e invadiram empresas e prédios públicos em vários estados. As ações ocorreram a uma semana do Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, quando estão previstos mais protestos.

Segundo a reportagem da Folha, o coordenador do MST Jaime Amorim classificou as depredações como fatos “normais do conflito” e disse que “é preciso ver como o Incra tem tratado essas pessoas”.

Matéria do JB informa que cerca de 300 mulheres trabalhadoras do campo e da cidade ocuparam a sede do BNDES, no Centro do Rio de Janeiro, “para denunciar os malefícios do agronegócio à vida humana e à natureza.  Durante o dia,  farão um ato político com a participação de várias entidades, sindicatos, partidos e movimentos sociais”. A reportagem do JB apurou que “entre as organizações que participam da mobilização no Centro do Rio estão: Via Campesina Brasil, MST, Mulheres PSOL, SEPE, INTERSINDICAL, Comitê Popular de Mulheres, PACs, DPQ, Marcha Mundial de Mulheres, CAMTRA, NEARA, UJC, Movimento Nacional de Luta por Moradia”.

No RS, manifestantes ligados à Via Campesina e a outros movimentos invadiram unidade da Braskem em Triunfo (97 km de Porto Alegre). Um documento divulgado pelos manifestantes afirma que o objetivo da invasão era “denunciar” o plástico verde -ou polímero verde-, um produto da Braskem produzido à base de cana.

Leia as matérias completas:
Mulheres camponesas ocupam prédio do BNDES no Rio de Janeiro (Jornal do Brasil – 02/03/2011)
Mulheres invadem propriedades em 3 Estados (Folha de S.Paulo – 02/03/2011)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas