03/11/2012 – Estilo de vida das famílias requer mais praticidade

03 de novembro, 2012

O marido pouco ajuda. A empregada doméstica ficou cara e escassa. A saída para a mulher — hoje 42% dos ocupados — foi optar cada vez mais pela praticidade nos assuntos domésticos. E, com isso, a dona de casa de múltiplas funções — mãe, mulher, profissional — tem demandado produtos, em especial na cozinha, que deixariam a vovó de cabelo em pé. São, por exemplo, temperos prontos, congelados, refeições instantâneas e sanduíches de micro-ondas — arsenal que promete ajudar a mulher que não quer mais esquentar a barriga no fogão.

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Fogão, aliás, mais tecnológico, assim como os demais eletrodomésticos, feitos para a mulher sem tempo.

— A mulher evoluiu profissionalmente e tem mais renda. Mas lhe falta tempo. Tempo que quer para estar com a família ou cuidar da beleza. Se precisa de tempo, será nos afazeres domésticos que se permitirá ser mais prática — explica Isabella Portella, gerente de Inteligência da Sophia Mind.

Isabella não se surpreende com pesquisas que apontam que, na cesta de compras da família, 22% já eram pratos prontos em 2011. Eram 16% no ano anterior. E isso mesmo com a preocupação da mulher de colocar à mesa refeições mais saudáveis.

A mulher moderna já não quer perder tempo em descascar alho, acrescentou Ana Paula Duarte, diretora de Marketing de Alimentos daUnilever.

Daí, o crescimento nas vendas dos temperos prontos da marca Knorr — que promete até temperar os produtos mais básicos da culinária brasileira: o arroz e o feijão.

— Já lançamos o tempero do frango assado, o do bife. E no Rio, chega em novembro o purê de batata. Basta colocar água quente e pronto — disse a diretora da Unilever.

Praticidade é alvo de críticas
Também está de olho nessa família a Ajinomoto, que faz o Sazon, que detém 74% desse mercado. Chegou a lançar caldos de carne de panela e o purê de batata instantâneo. E, por pesquisas, descobriu que o temperos em pó dissolvem mais rapidamente do que os temperos em cubo. Os pratos prontos — como lasanhas — são destaque no cardápio da BRF. Nos últimos dois anos, o mercado de pratos prontos cresceu quase 30% em volume.

— Com tantas atribuições, a mulher não consegue se dedicar tanto às tarefas domésticas, como cozinhar — disse Eduardo Bernstein, diretor de Marketing de Carnes da BRF.

Além dos alimentos, a indústria de eletrodomésticos também fatura em cima dessa mulher sem tempo. Na cozinha, aumentou a presença de micro-ondas e lava-louças.

Ainda que essa praticidade seja alvo de críticas dos mais tradicionais, são essas opções que a permitem administrar as inúmeras tarefas. E isso mesmo quando o marido ajuda. Afinal, ambos estão com as agendas apertadas.

— É a mulher quem, a despeito do novo modelo das famílias, é a responsável pelo supermercado. O homem só faz as compras mesmo para comprar aquele vinho, aquela cerveja para o fim de semana. Ao acumular tarefas, ela faz opção pelo mais prático. E nesse produto que gasta menos o seu tempo, está embutido o preço mais elevado. Se ela pode, ela paga — disse Sílvia Borges, professora da ESPM.

Mas as mulheres buscam praticidade fora da cozinha também. Vêm crescendo as vendas de máquina de lavar e muitas companhias veem no Brasil um mercado estratégico para máquina de lavar louça.

— Por causa da baixa penetração, menos de 5%, o segmento de lava-louças tem grande potencial de crescimento e, sim, vem crescendo. Hoje, esse item já começa a ser incorporado como uma prioridade. É uma categoria tão importante para a Whirlpool que a Brastemp tem um site explicando seus benefícios, o site Quebrando Mitos — disse Daniela Cianciaruso, gerente de Marketing da Whirlpool Latin America, que detém Brastemp, Consul e KitchenAid.

Mixer em vez de liquidificador
A engenheira química Teresa Cruz, de 48 anos, diz que máquina de lavar não é mais utensílio, é necessidade. E, por isso, há dois meses, comprou um modelo mais potente.

— E instalei uma miniTV na cozinha para me informar enquanto cuido da casa. Além da máquina de lavar, tenho processadores, mixer, fogão e geladeira mais potente, para ganhar tempo. No último fim de semana comprei um mixer. É melhor que o liquidificador, é mais fácil de limpar.
Produtos de limpeza mais práticos, como desinfetantes em lenços umedecidos ou produtos mais concentrados, são outra aposta das mulheres.

A Procter & Gamble, por exemplo, aposta no Ariel Líquido como produto prático para atender essa nova demanda das famílias. Os detergentes líquidos são 13% do mercado, que cresceu 48% em 2012.

— Produtos de limpeza esbarram no orçamento. Na hora da praticidade, a preferência é do alimento — disse Isabella.

 

Acesse em pdf: Estilo de vida das famílias requer mais praticidade (O Globo – 03/11/2012)

 

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