05/04/2011 – ONG quer que Delfim se desculpe por comparar doméstica a animal

05 de abril, 2011

(Folha.com) A ONG Doméstica Legal notificou extrajudicialmente o economista e ex-ministro da Fazenda Antonio Delfim Netto em razão de comentário considerado ofensivo às empregadas domésticas.

Ao comentar a mudança da estrutura salarial do setor de serviços no programa “Canal Livre”, da TV Bandeirantes, o economista disse que está se tornando cada vez mais difícil encontrar empregadas domésticas disponíveis no mercado, e fez a seguinte declaração: “Há uma ascensão social visível. A empregada doméstica, felizmente, não existe mais. Quem teve este animal, teve. Quem não teve, nunca mais vai ter”.

A ONG Doméstica Legal quer que Delfim Netto faça um pedido público de desculpa. “Tal manifestação possui evidente teor ofensivo, tanto para com esta enorme massa de trabalhadores, assim como para com seus familiares”, afirma Mario Avelino, presidente da entidade.

Em nota, o ex-ministro afirma que o comentário foi feito dentro do contexto sobre a mudança da economia brasileira. “É evidente que não se trata de designar a empregada doméstica, nem nenhuma outra categoria, como um ‘animal’ num sentido pejorativo ou de menosprezo. Os economistas usam corriqueiramente a expressão ‘fazer renascer o espírito animal dos empresários’, como forma de despertá-los para as oportunidades de investimento e não há notícia de empresário que tenha se declarado ofendido ou humilhado”, diz Delfim Netto.

Assista ao vídeo

Leia a matéria completa: ONG quer desculpa de Delfim por comparar domésticas a animais (Folha.com – 05/04/2011)    

Veja também: Delfim Netto pede desculpas públicas às empregadas domésticas (Estadão.com – 10/05/2011) 

  

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas