05/06/2010 – Adoção polêmica, editorial da Folha

05 de junho, 2010

(Folha de S.Paulo) O jornal manifestou em editorial sua posição sobre o tema da adoção por casais homossexuais após divulgação da pesquisa Datafolha que mostrou que 51% dos brasileiros dizem-se contrários à adoção de crianças por casais homossexuais, um direito que já foi reconhecido por juízes em sete capitais do país e também pelo Superior Tribunal de Justiça.

“Não deixa de ser compreensível a parcela de rejeição, expressa na recém-divulgada pesquisa Datafolha, que recai sobre essa nova forma de organização familiar, ainda rara no Brasil.(…) Mas aí também se revela o que há de positivo nos números auferidos no levantamento: não apenas a sociedade brasileira dá sinais de ser razoavelmente tolerante, como tende a sê-lo cada vez mais.

Do total dos entrevistados, 39% de declararam favoráveis à adoção por casais do mesmo sexo. Entre os mais jovens, a fração dos que aceitam essa solução supera a dos que a rejeitam -58% dos entrevistados entre 16 e 24 anos aprovam o novo modelo familiar, contra 34% que o rejeitam.

Parecem compreender, com razão, o quanto é improvável a existência de danos psicológicos às crianças como consequência da opção sexual de seus novos pais. Inegáveis, isso sim, são os malefícios do abandono.”

Leia na íntegra: Adoção polêmica, editorial da Folha de S.Paulo (05/06/2010)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas