06/12/2013 – Seppir: Nelson Mandela deixa legado histórico para as sociedades futuras

06 de dezembro, 2013

(SEPPIR) O adeus a MADIBA – Nelson Mandela deixa legado histórico para as sociedades futuras. A luta está para sempre vinculada à militância antiapartheid do primeiro presidente negro da África do Sul

A Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR/PR) lamenta o falecimento de Nelson Mandela, ocorrido ontem, 05 de dezembro, aos 95 anos completados em junho, na cidade de Pretória (África do Sul).

Mandela é, reconhecidamente, a mais importante liderança na luta contra o apartheid na África do Sul, mas também contra todas as formas de discriminação em todos os países. Sua atuação marcou para sempre a forma como as populações negras discriminadas lidam com o racismo em diversas partes do mundo.

Um exemplo de vida universal para todas as gerações, Mandela tem toda a sua trajetória relacionada à luta pela liberdade e pelo respeito à dignidade das pessoas, independentemente do pertencimento racial, ideológico ou político. Desde a juventude, se opôs ao regime de segregação racial na África do Sul, seja como estudante ou no Congresso Nacional Africano (CNA), onde fundou a Liga Jovem do CNA.

Para nós, mulheres e homens negros brasileiros, fica o exemplo de Mandela que, para além do seu tempo e do seu território, foi incansável na luta pela construção de uma sociedade justa, onde negros e não negros possam participar igualitariamente em todas as áreas da vida social.

Coordenação de Comunicação da SEPPIR

Acesse em pdf: Nelson Mandela deixa legado histórico para as sociedades futuras (SEPPIR – 06/12/2013)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas