07/10/2013 – Parada do Orgulho LGBTS é o maior ato de Direitos Humanos do Distrito Federal

07 de outubro, 2013

(Jornal de Brasília) O sol, a chuva e o vento não tiraram o brilho da 16ª edição da Parada do Orgulho LGBTS de Brasília. O evento teve início às 15h, na altura da 112 Sul do Eixão e seguiu em caminhada rumo à Rodoviária do Plano Piloto, sob o tema: Em defesa da Família. De todas elas.
Segundo a Polícia Militar, o evento reuniu cerca de 50 mil pessoas. Entre os participantes estava a artesã Vera Lúcia Lima que foi com seu marido Gerson Pereira e os dois filhos, Ingrid e Pablo. “Acho maravilhoso. Todo ano fazemos questão de estar presente. As crianças adoram, gostam de dançar”, conta Vera.

Por alguns minutos a chuva tentou roubar a cena. Os participantes se dispersaram em busca de abrigo debaixo dos prédios, mas ao final um belo arco-íris coloriu o céu dando mais força ao movimento. “É a primeira vez em anos que chove durante uma parada. Estamos aqui para lembrar ao governador Agnelo que essa força também vota. Cobramos pela lei contra a homofobia”, destaca o coordenador Wilton Trindade.

A drag queen Rafaela Brum dedicou horas de sua tarde para montar sua fantasia. Toda de rosa, ela chamou atenção. “Brasília está rosa em homenagem as mulheres, e eu também”, conta.

PRESTÍGIO

Há também quem tenha vindo de longe. O artista plástico Enildo Souza veio em uma excursão direto de Goiânia para prestigiar a oarada. Usando uma fantasia de

policial, ele atraiu olhares e cliques de curiosos. “É a única oportunidade em que posso me fantasiar. A parada de Brasília é a melhor que existe. Essa é minha

terceira vez aqui”, comenta Enildo.

FORÇA FAMILIAR

mulheres de dez estados que se reuniram no 1º Encontro Nacional do Movimento Mães pela Igualdade, para discutir medidas de segurança e produzir uma carta de reivindicação, encerraram o evento participando da Parada do Orgulho Gay. Eleonora Pereira é uma das integrantes do grupo. Seu filho José Ricardo foi mais uma das vítimas de crimes motivados pela homofobia. Ele foi assassinado brutalmente há três anos em Pernambuco. “Essa é nossa forma de falar que aceitamos e amamos nossos filhos como eles são. Pedimos respeito, queremos que nossos filhos voltem para casa vivos. Lutamos contra o preconceito velado e o sofrimento pelo qual os homossexuais são submetidos”, disse.

saiba mais

» A Parada do Orgulho LGBTS é o maior ato de Direitos Humanos do Distrito Federal.

» A primeira edição do evento reuniu cerca de 400 pessoas.

» A pesquisa Mosaico Brasil, realizada pela Universidade de São Paulo (USP) em 2008, o DF tem 200 mil gays.

» 10,8% são homens acima de 17 anos, e 5,1% são mulheres.

Acesse o PDF: Diversidade é celebrada com orgulho e purpurina (Jornal de Brasília, 07/10/2013)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas