07/11/2013 – Promover inclusão de mulheres com deficiência é dever o Estado, diz ministra da SDH

07 de novembro, 2013

(Portal SDH) A ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), defendeu nesta quinta-feira (07) a construção de políticas públicas capazes de assegurar inclusão e visibilidade para as mulheres com deficiência. A afirmação foi feita durante o 1º Seminário Nacional de Políticas Públicas e Mulheres com Deficiência, que teve início hoje e segue até este sábado (9), em Brasília.

“Dar visibilidade, empoderamento e construir políticas públicas de inclusão para as mulheres com deficiência é nosso dever. Não estamos falando em assistencialismo, mas sim em reconhecer a capacidade é o direito dessas mulheres guerreiras de se apoderarem cada vez mais dos espaços de poder e do mercado de trabalho”, afirmou Rosário.

Outra preocupação levantada pela ministra diz respeito à violência doméstica e sexual sofrida pelas mulheres e meninas com deficiência. Rosário lembrou que em muitos casos elas sofrem violência e não conseguem denunciar em função das suas limitações. A ministra citou o exemplo de uma adolescente com deficiência auditiva que foi abusada sexualmente por cerca de dois anos, após ser sequestrada por um caminhoneiro.

“Muitas vezes uma pessoa com deficiência chega em uma delegacia ou qualquer outro órgão público e não conseguem ser atendidas, por ausência de profissionais qualificados para este atendimento”, lembrou Rosário, reforçando a importância das políticas do Plano Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, em curso no país.

Acesse o PDF: Promover inclusão de mulheres com deficiência é dever o Estado, diz ministra (Portal SDH – 07/11/2013)   

 

 

 

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas