08/03/2011 – O Dia da Mulher comemorado na mídia (Blog 7×7)

08 de março, 2011

(Blog 7×7/Época) No post O Dia da Mulher comemorado na mídia, a jornalista Letícia Sorg, da revista Época, escreve:   

“Em vez de questionar a existência de um Dia da Mulher, decidi aceitar que ele existe. E que gera milhares de notícias interessantes sobre a situação das mulheres pelo mundo. A minha maneira de viver este dia 8 de março é compartilhar com vocês algumas das reportagens e iniciativas mais interessantes que vi pela internet sobre a data. É uma espécie de edição especial dO Filtro, com informação, entretenimento e reflexão.

Espero que gostem da seleção. Sintam-se à vontade para sugerir outros conteúdos interessantes nos comentários.

O G1 e o Mulher 7×7 publicam entrevistas com a ministra Iriny Lopes, da Secretaria de Políticas para as Mulheres. Iriny é responsável por aconselhar a presidenta Dilma Rousseff em todas as políticas que envolvem a questão de gênero.

A presidenta Dilma divulgou nesta terça (8) um texto especial sobre o Dia da Mulher em que diz que a pobreza no Brasil está ligada às mulheres e, para erradicar a miséria, os programas precisam focar nas mulheres e nas crianças, segundo noticia o R7.

Em um artigo para o Ig, a empresária Patrícia Epperlein fala da possibilidade de adoção de cotas para mulheres e reflete sobre a situação delas no mercado de trabalho brasileiro.

Daniel Craig se veste de mulher em campanha da ONG Equals, que pergunta: “Somos iguais, não somos?” O vídeo, com narração de Judi Dench, enumera uma série de diferenças entre homens e mulheres. Eles ainda ganham mais nos mesmos empregos, têm mais chance de assumir postos de comando e cargos na política; não são julgados por comportamento promíscuo nem são demitidos caso decidam ser pais, o que acontece com 30 mil mulheres por ano no Reino Unido. 

Arianna Huffington, nova guru da mídia mundial, publica um artigo no Huffington Post com lições de vida e trabalho que toda mulher deveria aprender. Ela diz que sua maior mentora foi sua mãe que, entre outras coisas, ensinou-lhe que “os anjos voam porque são leves”.

Também no Huffington Post, Marianne Schnall reúne reflexões de mulheres célebres, como a ex-secretária de Estado americana Madeleine Albright e a escritora Isabel Allende, sobre o dia. Destaco aqui o comentário da atriz Jane Fonda: “Entendo que são os homens e as mulheres juntos, com as mulheres liderando o caminho – me desculpe, mas acho que o próximo passo na evolução humana será guiado por uma mulher consciente, e apoiado por um homem consciente.”

O Global Post faz uma reportagem irônica contando sobre uma festa em Moscou em homenagem às mulheres. Batizada de “Putin Party”, em referência ao primeiro-ministro russo Vladimir Putin, tinha strippers como principal atração. Será que o público era mesmo as mulheres?

Uma reportagem dos Los Angeles Times fala sobre os protestos de mulheres no Oriente Médio e destaca um vídeo sobre a atuação delas que está sendo compartilhado via Facebook e Twitter:

The Women of Tahrir from Yasmin Moll on Vimeo.

A Time faz uma galeria de fotos em homenagem às mulheres mais importantes para as revoluções. E destaca, entre outras, Aung San Suu Kyi, líder oposicionista de Mianmar que ganhou o Nobel da Paz em 1991, e a americana Angela Davis, um dos principais nomes do movimento negro nos Estados Unidos.

Na linha das galerias, a Newsweek e o Daily Beast fizeram uma lista com 150 mulheres que abalam o mundo – incluindo a presidenta Dilma Rousseff – que vale a pena olhar. O Guardian selecionou 100 mulheres que romperam barreiras.

Ainda na revista Newsweek, na primeira edição sob o comando da nova diretora, Tina Brown, a reportagem de capa fala sobre como a secretária de Estado Hillary Clinton deu destaque às mulheres na política internacional americana.

Para finalizar, dois vídeos de uma campanha contra o machismo lançada recentemente no Equador com o slogan: Reage, Equador, o machismo é violência. O que você acha da iniciativa? Será que o Brasil também deve lançar uma campanha desse tipo?”

 

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas