08/03/2011 – Origens do Dia Internacional da Mulher, por Adriana Jacob Carneiro (Folha)

08 de março, 2011

(Folha de S.Paulo) A jornalista e pesquisadora em gênero e mídia Adriana Jacob Carneiro assina artigo na seção Tendências/Debates, publicado na edição de 8 de março, sobre a origem e importância do Dia Internacional da Mulher.

“Para compreender a escolha do 8 de março, remontamos ao dia 23 de fevereiro de 1917, 8 de março no calendário gregoriano. Naquela ocasião, as mulheres de Petrogrado, convertidas em chefes de família durante a guerra, saíram às ruas, cansadas da escassez e dos preços altos dos alimentos. No dia seguinte, eram mais de 190 mil.”

“Apesar da violenta repressão policial do período, os soldados não reagiram: ao contrário, eles se uniram às mulheres.”

“Aquele protesto espontâneo transformou-se no primeiro momento da Revolução de Outubro. A proposta de perpetuar o 8 de março como Dia Internacional da Mulher foi feita em 1921, em homenagem aos acontecimentos de Petrogrado.”

“Mas, sobretudo após a Segunda Guerra Mundial, em decorrência dos interesses do poder no período, seu conteúdo emancipatório foi se esvaziando. No fim dos anos 1960, a data foi retomada pela segunda onda do movimento feminista, ficando encoberta sua marca comunista original. Em 1975, a ONU oficializou o 8 de março como o Dia Internacional da Mulher.


ADRIANA JACOB CARNEIRO, jornalista, é mestranda do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal da Bahia e pesquisadora em gênero e mídia do grupo Miradas Femininas.

Leia o artigo completo: Origens do Dia Internacional da Mulher, por Adriana Jacob Carneiro (Folha de S.Paulo – 08/03/2011)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas