08/08/2011 – As mulheres e o consumo sustentável, por Izabella Teixeira

08 de agosto, 2011

(Folha de S.Paulo) A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, assina artigo publicado na seção Tendências/Debates do jornal Folha de S.Paulo sobre o protagonismo mundial das mulheres nas decisões de compra – mais de 60% (em alguns casos, 80%) e sobre desenvolvimento sustentável. Leia trechos do artigo:

“Dos alimentos ao vestuário, da casa ao carro, dos bens culturais às viagens de férias, são elas que estão decidindo o presente e o futuro do consumo e, obviamente, o futuro da produção.”

“Há muito se fala em empoderar as mulheres, o que é correto e está na ordem do dia. Basta lembrar o discurso de posse da nossa presidenta Dilma Rousseff. Porém, pouco se fala em como mobilizar as mulheres para ações que façam a diferença nas estratégias de sustentabilidade econômica.”

“Por essa razão, nós temos estabelecido uma agenda de trabalho envolvendo empresárias e líderes de instituições em diversos campos, buscando o desenho de uma iniciativa nacional capaz de unir a força feminina em torno do desenvolvimento sustentável. Dois temas parecem promissores: o empreendedorismo verde e como mudar padrões de consumo.”

“Estabelecer no país um padrão de consumo mais responsável, influenciando com o nosso poder de compra um mercado que está sempre atento às mudanças de atitude do consumidor -eis uma proposta que tem a chance de se desenvolver em tempos de euforia do consumo da chamada nova classe média.”

Em Brasília, todo mês de agosto, na Marcha das Margaridas, mulheres organizadas pelos movimentos sociais do campo vêm à capital apresentar suas reivindicações.

“São agricultoras mães e chefes de família, morenas do sol, as mãos calejadas da terra, as quais convidamos a se engajar nessa mudança de comportamento.”

“As mulheres já são maioria em nosso país: 53% da força de trabalho. Mas ainda falta o engajamento claro e eficaz nas questões da qualidade de vida, em que a sustentabilidade é parte do conjunto de valores que nos mobiliza.”

Leia o artigo na íntegra: As mulheres e o consumo sustentável, por Izabella Teixeira (Folha de S.Paulo – 08/08/2011)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas