08/11/2011 – HPV está atacando mais mulheres jovens

08 de novembro, 2011

(Globo.com) Pesquisas apontam que houve um aumento de 40% dos casos de infecção pelo vírus HPV (vírus do papiloma humano responsável pelo câncer de colo do útero), entre britânicas na faixa dos 20 anos nas duas últimas décadas. Ao mesmo tempo houve uma redução de cerca de 30% dos casos desse tipo de câncer em mulheres mais velhas, sobretudo a partir dos 40 anos.

Esses dados contrariam a tradição médica de diagnosticar casos deste tipo de câncer em mulheres mais velhas. Os médicos agora especulam que o motivo para o maior número de infecção pelo vírus é a troca frequente de parceiros sexuais: as mulheres iniciam sua vida sexual mais cedo e têm cada vez mais parceiros. Em mulheres mais velhas, a troca frequente de parceiros é mais rara e a redução expressiva do número de casos é atribuída ao rastreio do colo do útero em exames médicos cada vez mais precisos, que detectam alterações no colo do útero antes que se desenvolvam em câncer.

Segundo o jornal britânico “The Independent”, agora os médicos debatem qual seria a idade recomendável para iniciar a triagem do útero, possivelmente entre 20 e 25 anos.

Leia na íntegra: HPV ataca mais mulheres jovens (Globo.com – 08/11/2011)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas