10/12/2013 – Dilma: ‘O Brasil, que tem sangue africano, celebra o exemplo de Mandela’

10 de dezembro, 2013

(Portal Terra) A presidente Dilma Rousseff disse hoje, em discurso no funeral oficial de Nelson Mandela, no estádio Soccer City, em Johanesburgo, que o governo e o povo brasileiro lamentam a morte do líder sul-africano. Falando logo após o discurso de Barack Obama, Dilma afirmou que Mandela se transformou em um “paradigma não só para a África mas para todos os povos que lutam pela justiça e, pela liberdade e pela igualdade.

“Da mesma forma que os sul-africanos choram a morte de Madiba, nós, nação brasileira, que trazemos com orgulho o sangue africano em nossas veias, choramos e celebramos o exemplo desse grande líder, que faz parte do panteão da humanidade”, disse Dilma.

Falando em português, com tradução simultânea para o inglês, a presidente brasileira citou a luta de Mandela pelo fim do Apartheid, sua resistência ao cárcere e a sua paciência, características que fizeram seu legado transcender as fronteiras nacionais da África do Sul. “O Apartheid que Mandela e o povo sul-africano derrotaram foi a mais cruel forma de desigualdade social e política dos tempos modernos”, afirmou Dilma no púlpito montado no estádio.

“Madiba, como carinhosamente vocês o chamavam, constitui exemplo e referência para todos nós. Pela histórica paciência com que suportou o cárcere e o sofrimento. Pela lúcida firmeza e determinação que revelou em seu combate vitorioso. Pelo profundo compromisso com a justiça e com a paz. Sobretudo, por sua superioridade moral e ética. Ele soube fazer da busca da verdade e do perdão da reconciliação nacional e da construção da nova África do Sul”, disse.

“Sua luta transcendeu as fronteiras nacionais e inspirou homens e mulheres, jovens e adultos, a lutarem por sua independência e pela justiça social. (Mandela) deixou lições não só para seu aguerrido continente africano, mas para todos aqueles que buscam liberdade, justiça e paz no mundo”, acrescentou Dilma. “O governo e o povo brasileiros se inclunam diante da memória de Nelson Mandela (…) Viva Mandela para sempre”, finalizou a presidente do Brasil.

Confira a íntegra:

Senhora Graça Machel,

Senhores e senhoras familiares de Nelson Mandela,

Presidente Zuma,

Povo sul-africano,

Expresso minhas condolências pela perda inestimável de Nelson Mandela.

Senhoras e senhores chefes de Estado e de Governo,

Amigos e Amigas,

Trago aqui o sentimento de profundo pesar do governo e do povo brasileiros, e tenho certeza de toda a América do Sul, pela morte deste grande líder, Nelson Mandela.

Personalidade maior do século XX, Nelson Mandela conduziu com paixão e inteligência um dos mais importantes processos de emancipação do ser humano da história contemporânea – o fim do apartheid na África do Sul.

O combate de Mandela – e o do povo sul-africano – transformou-se em um paradigma, não só para este continente, mas para todos os povos que lutam pela justiça, pela liberdade e pela igualdade.

O apartheid, que Mandela e o povo sul-africano derrotaram, foi a forma mais elaborada e cruel da desigualdade social e política que se tem notícia nos tempos modernos.

Esse grande líder, Nelson Mandela, teve seus olhos postos no futuro de seu país, de seu povo e de toda a África. Inspirou a luta no Brasil e na América do Sul.

Madiba, como carinhosamente vocês o chamaram, constitui exemplo e referência para todos nós.

Pela estóica paciência com que suportou o cárcere e o sofrimento.

Pela lúcida firmeza e determinação que revelou em seu combate vitorioso.

Pelo profundo compromisso com a justiça e com a paz.

Sobretudo, por sua superioridade moral e ética.

Ele soube fazer da busca da verdade e do perdão os pilares da reconciliação nacional e da construção da nova África do Sul.

Devemos reverenciar esta manifestação suprema de grandeza e de humanismo representada por Nelson Mandela.

Sua luta transcendeu suas fronteiras nacionais e inspirou homens e mulheres, jovens e adultos a lutarem por sua independência e pela justiça social.

Deixou lições não só para seu querido continente africano, mas para todos aqueles que buscam a liberdade, a justiça e a paz no mundo.

Da mesma forma que os sul-africanos choram com seus cantos Madiba Nelson Mandela, nós, nação brasileira que trazemos, com orgulho, o sangue africano em nossas veias, choramos e celebramos o exemplo deste grande líder que faz parte do panteão da humanidade.

O governo e o povo brasileiros se inclinam diante da memória de Nelson Mandela.

Transmito à senhora Graça Machel, aos seus familiares, ao presidente Zuma e a todos os sul-africanos nosso profundo sentimento de dor e de pesar.

Viva Mandela. Para sempre.

Acesse o PDF: Dilma: ‘O Brasil, que tem sangue africano, celebra o exemplo de Mandela’ (Portal Terra, 10/12/2013)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas