11/05/2011 – Autores de TV debatem sobre o primeiro beijo gay da telenovela brasileira

11 de maio, 2011

(SRZD) Hoje, 60 anos depois do primeiro beijo na boca na teledramaturgia brasileira, que sequer foi registrado por ter sido considerado uma imoralidade, outro beijo, entre duas mulheres, volta a provocar controvérsia. O já famoso beijo na boca entre Marcela e Marina (Luciana Vendramini e Giselle Tigre) será exibido em “Amor e Revolução”, do SBT.

Para o autor Tiago Santiago, mostrar uma cena de beijo entre duas pessoas do mesmo sexo ajuda a combater a homofobia e a promover a aceitação. “Tudo o que é humano e realista me interessa em uma novela. Felizmente, recebi total liberdade do Silvio Santos para discutir o tema que eu quiser com naturalidade e transparência”, assegura Tiago.

Glória Perez parabeniza o colega pela iniciativa. “Que bom que alguém fez. Já estava mais do que na hora!”, afirma. Em 2005, Glória bem que tentou, mas não conseguiu. O beijo entre Júnior e Zeca (Bruno Gagliasso e Erom Cordeiro) em “América” chegou a ser gravado e regravado (sete vezes), mas nunca foi ao ar. Na ocasião, o corte gerou protestos por parte de grupos ligados ao movimento GLBT. “O que posso garantir é que a cena ficou linda e bastante delicada”, lembra a autora.

Beijos vetados

O beijo gay de “América” pode até ter sido o primeiro, mas não foi o último a ser vetado na Globo. Na novela “Duas Caras”, de Aguinaldo Silva, Bernardinho e Carlão (Thiago Mendonça e Lugui Palhares) puderam assinar um contrato de união civil estável, mas jamais conseguiram selar esse compromisso com um beijo. Na série “Clandestinos – O Sonho Acabou”, de João Falcão, o beijo trocado entre Hugo e Fábio (Hugo Leão e Fábio Henriquez) também foi gravado, mas nunca exibido. Para azar da emissora, a cena caiu no YouTube.

Em 2003, Manoel Carlos teve mais sorte. Para retratar uma singela “bitoca” entre duas mulheres, lançou mão de um truque interessante: uma peça de teatro. Em “Mulheres Apaixonadas”, Clara e Rafaela (Alinne Moraes e Rafaela Picarelli) estavam interpretando a fatídica cena de Romeu e Julieta quando, finalmente, se beijaram. “Acho essa discussão ultrapassada. Pessoalmente, não acho que o beijo gay faça falta ou acrescente algo à ficção”, avalia Maneco.

“Segundo dados prévios do Ibope, o momento do beijo deu à emissora seis pontos de audiência. O número corresponde a apenas um ponto a mais do que a média que a novela tem obtido no horário -média essa que se manteve inclusive no capítulo de quarta, que terminou com o encontro das duas personagens.”

Leia mais:
“(…) o SBT deu um tapa de luva militar na católica Globo e na evangélica Record ao colocar no ar um capítulo da história da teledramaturgia no país” – Beijo gay do SBT foi tapa na Globo e na Record, por Vitor Angelo (Folha de S.Paulo – 14/05/2011) 
Beijo gay adiado foi ao ar ontem à noite na novela do SBT (Folha de S.Paulo – 13/05/2011)  
Autores de TV debatem sobre o primeiro beijo gay da telenovela brasileira (SRZD – 11/05/2011)  

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas