11/05/2011 – Etiqueta de roupa íntima terá de alertar sobre câncer (Folha)

11 de maio, 2011

(Folha de S.Paulo) Roupas íntimas vendidas no Brasil terão que conter etiquetas que alertarão contra os cânceres de mama, colo de útero e próstata. O projeto de lei que prevê a nova regra foi aprovado ontem de forma conclusiva pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados.

Cuecas de tamanho adulto terão de trazer uma etiqueta com advertência sobre a importância da realização do exame de câncer de próstata para os homens com mais de 40 anos.

Também será obrigatória a fixação de mensagem em calcinhas para adultas sobre “a importância do uso de preservativos como forma de prevenção do câncer de colo de útero e da realização periódica, por todas as mulheres com vida sexual ativa, de exames de detecção precoce dessa doença”.

Nos sutiãs, a etiqueta deverá alertar sobre o autoexame dos seios para detecção precoce de câncer de mama, além de trazer informações sobre como fazer o autoexame.


O projeto prevê punições no caso de descumprimento da regra, como apreensão do produto, suspensão da venda ou da fabricação, cancelamento de autorização de funcionamento da empresa e proibição de propaganda.

O Ministério da Saúde irá definir como será a aplicação e a fiscalização da nova regra. Após a sanção presidencial, fabricantes e comerciantes terão 180 dias para se adaptar à novidade.

Para o mastologista do Hospital Sírio Libanês, José Luiz Bevilacqua, todas as formas de informação são importantes, mas a orientação sobre a realização do autoexame dos seios não é o sufuciente segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer). “Isso é completamente inapropriado”, diz Bevilacqua. “O certo, segundo o Inca, é fazer mamografia a partir dos 50 anos.”


Veja a notícia completa: Etiqueta de roupa íntima terá de alertar sobre câncer (Folha de S.Paulo – 11/05/2011)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas