11/07/2012 – No Dia Mundial da População ONU cobra ações na área da saúde reprodutiva

11 de julho, 2012

(isaúde.net) As Nações Unidas comemoram, nesta quarta-feira (11), o Dia Mundial da População pedindo mais ações na área de saúde reprodutiva, que, segundo a entidade, é parte integral do desenvolvimento sustentável e da redução da pobreza. O tema deste ano “Acesso Universal aos Serviços de Saúde Reprodutiva” destaca a necessidade de fazer do assunto uma prioridade para a comunidade internacional. Representantes da ONU marcaram presença na London Summit on Family Planning 2012 e por lá anunciaram apoio a meta da mobilização de garantir acesso a um adicional de 120 milhões de mulheres ao planejamento familiar até 2020.
A OMS assumiu o compromisso de acelerar a avaliação da qualidade de contraceptivos novos e já em uso de modo que mais mulheres em países de baixa e média renda possam obter e utilizar uma ampla gama de produtos anticoncepcionais seguros e eficazes.
Outras promessas feitas pela OMS na London Family Planning Summit, incluem o apoio aos países para integrar os serviços de planejamento familiar nos cuidados básicos de saúde e uma análise sistemática de por que tantas mulheres ainda são incapazes de obter contracepção quando precisam.
“O acesso a métodos modernos de contracepção é um direito fundamental de toda mulher”, diz Margaret Chan diretora-geral da OMS, que continua: “de mãos dadas com este direito está a necessidade de honrar a dignidade da mulher, dando-lhes uma gama de opções de planejamento familiar e à liberdade de fazer sua própria escolha.”
A London Family Planning Summit tem por objetivo mobilizar políticas, financiamento, mercado e compromissos de entrega globais para garantir o direito de acesso a um adicional de 120 milhões de mulheres e meninas de países mais pobres do mundo a informações, serviços e fornecimento de contraceptivos, sem coerção ou discriminação, em 2020 .
Para ajudar países na realização da maioria dos compromissos assumidos na Summit, a OMS anunciou uma série de recomendações:
– ampliar o leque de opções de planejamento familiar em oferta: de modo que cada mulher possa selecionar um método que atenda suas necessidades. A OMS está intensificando a pré-qualificação de produtos seguros e a preços acessíveis e aumentando a investigação sobre a segurança e eficácia de contraceptivos existentes e de novos produtos em desenvolvimento. Muitos grandes compradores consideram a pré-qualificação da OMS como uma importante garantia que eles estão comprando produtos de boa qualidade;
– aumentar o número de trabalhadores de saúde capacitados e autorizados a prestar serviços de planejamento familiar: 57 países estão atualmente passando por uma crise de pessoal na área da saúde. OMS defende a redistribuição de tarefas entre os trabalhadores de saúde existentes que têm o direito de formação, para ajudar os países na ampliação do acesso aos serviços;
– fazer o planejamento familiar um componente essencial dos serviços de saúde: prestados durante o período pré-natal, imediatamente após o parto ou após o aborto, e durante o ano após o parto ou aborto;
– disponibilizar métodos de longa duração e permanentes de planejamento familiar: tais como dispositivos intra-uterinos, implantes anticoncepcionais, vasectomia e laqueadura;
– eliminar restrições sociais e não-médicas para o fornecimento de contraceptivos a adolescentes: para ajudar a reduzir a gravidez precoce e os riscos de saúde associados.
Estima-se que 222 milhões de mulheres e meninas de países de países em desenvolvimento que não querem engravidar não têm acesso a informações e serviços relacionados à contracepção. Em muitos países, mais de 30% das mulheres que querem utilizar contracepção não são capazes de obtê-la. A OMS estima que as mortes maternas poderiam ser cortadas em um terço se todas as mulheres que desejem evitar futuras gravidezes tivessem acesso a uma contracepção eficaz. Em particular solteiras, jovens, pobres, migrantes e residentes em áreas rurais, muitas vezes não têm acesso a aconselhamento sobre planejamento familiar e serviços.
da mulher, dando-lhes uma gama de opções de planejamento familiar e à liberdade de fazer sua própria escolha.”
A Family Planning Summit de Londres tem por objetivo mobilizar políticas, financiamento, mercado e compromissos de entrega globais para garantir o direito de acesso a um adicional de 120 milhões de mulheres e meninas de países mais pobres do mundo a informações, serviços e fornecimento de contraceptivos, sem coerção ou discriminação, em 2020 .
Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas