12/01/2012 – Agências do governo se contradizem sobre troca de próteses

12 de janeiro, 2012

(Folha.com) A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) contradisse hoje o anúncio da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) feito um dia antes.

SUS e planos de saúde vão cobrir troca de silicone rompido

Ontem, o diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, havia dito que a troca de implantes mamários rompidos das marcas PIP e Rofil teria cobertura do SUS e planos de saúde, independentemente da motivação que levou à primeira cirurgia.

Ou seja, serão beneficiadas as mulheres que colocaram implantes em cirurgias de reparação ou estéticas.

O anúncio ocorreu após uma reunião com entidades médicas e os ministérios da Saúde e Justiça. A informação foi confirmada, em seguida, pela assessoria de imprensa do Ministério da Saúde.

A ANS, que não quis comentar o anúncio, soltou uma nota nesta quinta-feira que contraria a Anvisa, afirmando que a oferta da nova prótese pelos planos não cobrirá as pacientes que colocaram os implantes para fins estéticos.

“Nos casos em que a colocação da prótese tenha finalidade estética, também é obrigatória a cobertura de eventuais complicações (…), mas [ela] não inclui o fornecimento de nova prótese”, diz o texto em sua primeira versão.

Na segunda versão, esse trecho foi omitido do texto pela ANS considerar que o fornecimento da nova prótese será tratada na reunião marcada com a Anvisa amanhã. A norma da ANS diz que novas próteses não são fornecidas em caso de cirurgias estéticas.

A Folha apurou que a decisão da Anvisa tinha um “entendimento” da ANS para a cobertura total das substituições das próteses. Uma reunião entre as partes está marcada para esta sexta-feira.

Procurado, o Ministério da Saúde ainda não se manifestou.

Acesse em: Agências do governo se contradizem sobre troca de próteses (Folha.com – 12/01/2012)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas