13/04/2011 – Brasil já tem taxa de natalidade igual à de países desenvolvidos (Estadão)

13 de abril, 2011

(O Estado de S. Paulo) Mulheres brasileiras têm, em média, 1,8 filho; o índice entre as que moram em nações ricas é de 1,7

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) alerta para um rápido envelhecimento da população brasileira e consequências diretas para o financiamento das aposentadorias.

Entre os maiores países emergentes, somente a China tem taxa inferior à do Brasil – 1,5 -, e isso devido ao rígido controle de natalidade imposto pelo governo. Na Índia são 2,7 filhos por mulher.

Impacto econômico
De acordo com a OCDE, a redução do número de filhos irá resultar no envelhecimento da sociedade e na necessidade de garantir uma maior participação da população ativa no pagamento de impostos para garantir as aposentadorias.

As prioridades de gastos públicos terão de ser revistas. “No médio prazo, haverá uma pressão menor para destinar recursos para crianças e maior para os gastos com pensões e saúde, já que uma população mais velha exige um serviço de saúde maior”, alerta Simon Chapple, da divisão de políticas sociais da OCDE.

Veja essa notícia completa: Brasil já tem taxa de natalidade igual à de países desenvolvidos (O Estado de S. Paulo – 13/04/2011)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas