13/07/2012 – Ministra das Mulheres diz que igualdade de gênero começa em casa

13 de julho, 2012

(SPM) Em entrevista para a Rádio ONU, ministra Eleonora Menicucci afirma que mães têm um papel importante na promoção de direitos iguais


Clique aqui
para ouvir a entrevista no portal da Rádio ONU/Português (Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York)
A ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), afirmou que a promoção da igualdade de gênero começa em casa. Para ela, a família, e principalmente as mães, têm um papel fundamental na formação de uma sociedade mais inclusiva.
“Dentro de casa começa também com as mulheres não superprotegerem os filhos sejam eles homens ou mulheres. E deixaram eles crescerem, criarem asas e voarem, um dia eles acham um porto, onde eles sintam segurança.”
A ministra fez a afirmação, nesta entrevista à Rádio ONU, logo após um discurso de comemoração dos 30 anos da Comissão das Nações Unidas para Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres, Cedaw. A cerimônia aconteceu na segunda-feira (09/07), em Nova York.
O grupo é presidido pela professora brasileira, Sílvia Pimentel. Para a ministra Eleonora Menicucci, existe uma mudança de comportamento que tem levado mais igualdade entre homens e mulheres, principalmente na geração dos filhos dela.

Co-responsabilidade
– “A geração deles já lida com o mundo doméstico de forma diferenciada do que a minha geração lidou. Os homens trocam fraldas, dão mamadeira, acordam à noite. Eu tenho convicção de que a igualdade começa dentro de casa. Não adianta você falar no palanque em igualdade, se esta igualdade não existe dentro de casa.”
Ainda na entrevista, a ministra Eleonora Menicucci afirmou que as mulheres precisam estar mais presentes também no Congresso Nacional e em parlamentos locais para ajudar a promover a agenda dos direitos femininos.

Veja também: Para ministra, partidos não facilitam candidaturas de mulheres no Brasil

Acesse em pdf: Ministra das Mulheres diz que igualdade de gênero começa em casa (SPM – 13/07/2012)

Leia também:

13/07/2012 – Para ministra, partidos não facilitam candidaturas de mulheres no Brasil
Em entrevista para a Rádio ONU, ministra Eleonora Menicucci destaca que a cota de 30%, destinada às candidatas, não é respeitada; Brasil tem apenas 8% de congressistas femininas
Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas