13/11/2010 – Uma em cada quatro grávidas precisa sair da cidade para ter filho (Estadão)

13 de novembro, 2010

(O Estado de S. Paulo) Levantamento do IBGE realizado em municípios com mais de 500 mil habitantes mostra que, de cada quatro brasileiras grávidas, uma precisa sair de sua cidade para fazer o parto. O estudo Estatísticas do Registro Civil revela que 26,1% dos nascimentos ocorridos em hospitais e registrados em 2009 se deram fora do município de residência da mãe.

Segundo o IBGE, é natural que isso aconteça em municípios pequenos, mas a pesquisa verificou que isso também ocorre em algumas cidades mais populosas.

“Claramente, a rede de saúde não atende plenamente à população desses municípios”, afirma o gerente da pesquisa, Adalton Bastos. “É natural que isso ocorra em municípios pequenos, porque moradores vão para polos próximos, por isso fizemos o recorte para os maiores municípios”, acrescentou Cláudio Crespo, que coordenou o estudo do IBGE.

A pesquisa mostra que a grande maioria dos nascimentos (97,7%) ocorreu em hospitais. Os maiores índices de partos em domicílios foram observados no Acre (10,8%), no Amazonas (10,7%), no Pará (6,2%) e em Roraima (6,1%).

Acesse: Das grávidas do País, 26% têm filho em outra cidade (O Estado de S. Paulo – 13/11/2010)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas