15/03/2012 – Mercadante diz que distribuir kit contra homofobia não resolve

15 de março, 2012

(iG, com informações da Agência Brasil) Ministro defende “despolarização” do debate sobre bullying contra homossexuais nas escolas

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou nesta quarta-feira, dia 14, durante audiência pública na Câmara dos Deputados, que o kit de combate à homofobia, cuja distribuição às escolas de ensino médio foi suspensa no ano passado, não é a solução adequada para enfrentar o problema. Perguntado pelo deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) sobre quais seriam as propostas do governo para combater o bullying contra alunos homossexuais nas escola, Mercadante disse que o debate precisa ser despolarizado.

Entenda: Veja vídeos do kit anti-homofobia suspenso

“Precisamos fazer uma pesquisa mais aprofundada e cuidadosa sobre como construir um diálogo que respeite a diversidade em todas as suas formas, a pluralidade. Vamos ter que estudar mais a fundo a homofobia e como dialogar [com os setores da sociedade], porque o enfrentamento direto, eu acho que não vai ajudar. Simplesmente lançar um material didático, produzir um vídeo e lançar na escola, isso não vai resolver”, afirmou o ministro.

O Ministério da Educação (MEC) estava produzindo um kit com material didático, incluindo vídeos e cartilhas, para tentar combater a homofobia nas escolas. Os kits seriam entregues às escolas públicas de ensino médio, mas a distribuição foi suspensa pela presidenta Dilma Rousseff, após protestos das bancadas religiosas na Câmara e no Senado. A presidenta determinou que o material fosse refeito.

“O clima que nós criamos aqui, no Congresso Nacional, longe de contribuir para o debate, só acirrou as posições. E quem vai pagar a conta dessa intransigência, dessa polarização, são as crianças mais frágeis que estão lá na ponta do sistema”, disse o ministro.

Polêmica: Vídeo sobre homofobia gerou ira de Bolsonaro

Para Mercadante, criar uma cultura de tolerância nas escolas é um “grande desafio”. Segundo ele, muitas crianças “chegam em casa humilhadas”, por serem vítimas de bullying, especialmente alunos homossexuais. “Nós temos casos de crianças que chegam ao suicídio por total incompreensão, por não saberem como lidar com essa situação”, reconheceu.

Acesse em pdf: Mercadante diz que distribuir kit contra homofobia não resolve (iG – 14/03/2012)


(Folha de S.Paulo) O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, mostrou-se cauteloso ao ser questionado ontem sobre o uso de material anti-homofobia na rede pública de ensino.

Ele reconheceu a necessidade de tratar do assunto, mas criticou uso de vídeo para combater o preconceito.

“Se eu acreditasse (…) que produzir um vídeo e lançar na escola resolvesse, estaríamos fazendo, mas não vai resolver. O clima que criamos aqui no Congresso acirrou as posições”, afirmou.

Elaborado na gestão de Fernando Haddad (PT), o kit de combate à homofobia teve sua distribuição suspensa em maio do ano passado pela presidente Dilma Rousseff.

Acesse em pdf: Mercadante critica ‘kit gay’ elaborado em gestão anterior (Folha de S.Paulo – 15/03/2012)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas