15/10/2010 – Inca recomenda que resultado de mamografia saia em até 60 dias (G1)

15 de outubro, 2010

(Portal G1) O Instituto Nacional de Câncer (Inca) divulgou novas recomendações para reduzir a mortalidade por câncer de mama no país. Entre elas, destaca-se: toda mulher com nódulo no seio tem direito de receber o diagnóstico no prazo máximo de 60 dias.

O câncer de mama é o que mais mata mulheres no Brasil. Isso ocorre porque a doença é confirmada quando já está se encontra em estágio avançado. No país, são registradas anualmente 11 mil mortes por câncer de mama. A doença representa cerca de 2,5% de todos os óbitos de mulheres. Entre as mortes por câncer, o de mama está em primeiro lugar.

O Inca recomenda também que mulheres entre 50 e 69 anos devem fazer mamografia a cada dois anos.

Arte câncer de mama
Fonte: Inca/G1. Casos de câncer de mama no Brasil são mais numerosos no Centro-Sul.

Só 412 mamógrafos nas unidades públicas de saúde

Atualmente existem no país somente 3.315 mamógrafos, sendo que 1.650 deles estão disponíveis na rede do Sistema Único de Saúde (SUS). No entanto, apenas 412 pertencem exclusivamente às unidades públicas de saúde.

As novas recomendações do Inca são que:
“1. Toda mulher tenha amplo acesso à informação com base científica e de fácil compreensão sobre o câncer de mama.
2. Toda mulher fique alerta para os primeiros sinais e sintomas do câncer de mama e procure avaliação médica.
3. Toda mulher com nódulo palpável na mama e outras alterações suspeitas tenha direito a receber diagnóstico no prazo máximo de 60 dias.
4. Toda mulher de 50 a 69 anos faça mamografia a cada dois anos.
5. Todo serviço de mamografia participe de programa de qualidade em mamografia. A qualificação, quando obtida, deve ser exibida em local visível às usuárias.
6. As mulheres saibam que o controle do peso corporal e da ingestão de álcool, além da amamentação e da prática de atividades físicas, são formas de prevenir o câncer de mama.
7. A terapia de reposição hormonal, quando indicada na pós-menopausa, seja feita sob rigoroso acompanhamento médico, pois aumenta o risco de câncer de mama.”

Acesse a matéria em pdf: Inca recomenda que resultado de mamografia saia em até 60 dias (Portal G1 – 15/10/2010)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas